quarta-feira, 17 de julho de 2013

Custo e pavimento ciclovia

NOME: A
Mensagem: Qual é o melhor pavimento para ciclovia e quanto custo o km construído?

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A
boa tarde


Quanto maior a aderência e drenagem do material melhor. Qual?

Um professor de pavimentação deu uma boa explicação sobre o assunto: “Asfalto”. Junto com a respondeu seco, recheada de sorriso e seguido de um breve silêncio. “Há vários tipos de asfalto, para vários tipos de uso, carga, aderência e graus de drenagem. Um asfalto usinado para máxima drenagem supera a drenagem de todo tipo de pavimento, até mesmo bloquete”. E terminou: “Bloquete, ou outro elemento qualquer feito em peças ou blocos especial para cargas (pesos) leves (como pedestres e bicicletas), precisa ser assentado num solo muito compactado, o que faz com que a drenagem seja mais lenta que de um bom asfalto drenante. O que precisa é calibrar a usina (de asfalto)”.

Já pedalei em vários locais que tem este tipo de asfalto e a diferença de drenagem é muito grande. Ele chupa a água, não retém poças, tem alto nível de aderência mesmo molhado. É ótimo. A maioria das ciclovias tem sido construídas em concreto, que é barato, mas drena mal e conforte a mistura pode ser bem escorregadio.

Também deve ser dada atenção especial para a tinta que se vai usar sinalização horizontal. Caso o órgão de trânsito obrigue a pintura de toda ciclovia em vermelho, como diz ou recomenda o CTB (acho desnecessário), é preciso procurar especialistas no assunto. Andaram experimentando umas tintas novas e algumas não funcionam. A que foi aplicada na ciclovia Pinheiros foi um desastre, provocando inúmeros acidentes por baixíssima aderência quando molhada. Até ciclistas profissionais acabaram no chão – e em linha reta!

Quanto a custo de quilômetro linear, não sei responder. Os custos variam uma barbaridade pelo Brasil afora. E precisa ver o que estará incluído no projeto. R$ 900 mil com projeto ou só obra? Se for com projeto vai ser pouco por que topografia custa muito. Se tiver que fazer obra, principalmente movimentação de solo, também. Sinalização horizontal e vertical de qualidade custa muito, muito mais que um leigo possa acreditar.

O custo de uma ciclovia vai depender de uma série de fatores, mas principalmente da capacidade de simplificação do projeto. Quanto menos sonho, utopia, mais fácil de conseguir realizar.

O mais fator importante é saber assumir certos riscos. Imaginar que existe segurança perfeita para o ciclista além de ser grande besteira normalmente mata o projeto.

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