quarta-feira, 24 de julho de 2013

Não sentir frio

Hoje é um dos dias mais frios da história de São Paulo. Ontem de madrugada voltei para casa pedalando com uma sensação térmica de 1 C, sem luvas. As mãos congelaram. No começo do ano passei uma situação semelhante, um pouco pior, em Londres. Fui obrigado a entrar numa loja especializada em equipamento esportivo para inverno e lá descobri que há uma luva para cada ocasião, chuva, pouco frio, muito frio com chuva, frio absurdo... Eu vestia uma luva de couro, um pouco apertada. Do vendedor veio a lição que vale para todo o corpo: Luva não pode ser apertada ou diminui a circulação, o que é muito pior no frio.

Roupas mais largas mantem uma camada de ar entre o tecido e a pele que ajuda a manter a estabilidade térmica. No caso do uso da bicicleta também é importante que a roupa respire.
Que tecido? Vai de cada um. Eu prefiro os tecidos naturais em contato com o corpo. Mas um bom suéter em tecido técnico, próprio locais com grande contraste de temperatura entre o dia e noite, é uma ótima opção, talvez a melhor. É relativamente fácil de encontrar mesmo aqui no Brasil em casas especializadas em camping e aventura; custa barato, dobrado ocupa pouco espaço, é resistente, seca rápido. Infelizmente só encontrei em cores escuras, o que para um ciclista não é recomendável. Neste caso é recomendável usar um corta um corta vento em amarelo brilhante para ser visto pelo trânsito.

Demorei para descobrir que um gorro que possibilite cobrir as orelhas e a nuca é ótimo. Cachecol também funciona maravilhosamente bem, dando estabilidade térmica. A dupla gorro e cachecol faz milagres. Proteja a cabeça e boa parte do problema do frio estará resolvido.
O grande segredo é ter as pontas do corpo aquecidas. É lógico que cada um tem uma parte do corpo mais sensível ao frio. Ontem, com 8 C, um senhor cruzou por mim calçando sandálias... É importantíssimo ter o pé respirando para evitar frieira, mas não precisa exagerar. Meia quente não é meia muito grossa, mas meia em tecido que aqueça e respire. Aquecer e respirar o corpo – sempre!

Hoje há vestimentas para praticamente todas as situações e climas, mas nem sempre temos a mão o que é necessário. Ontem fez 6 C no Acre! Dá para imaginar o que a população local passou? Praticamente ninguém tem casaco, suéter, nem faz ideia de como ficar quente com soluções simples. Relativamente fácil. Saco de lixo sobre a camiseta. Não resolveu. Jornal debaixo da camiseta. Nunca o plástico em contato direto com o corpo por que isto vai gerar suor e esta umidade vai gelar mais ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário