sexta-feira, 2 de agosto de 2013

diferença no comprimento das pernas: como pedalar

Nome: M

Mensagem: Tenho uma diferença grande de comprimento nas pernas e uma limitação de extensão de movimento na mais curta. É possível encontrar um pedivela mais curto para voltar a pedalar?

---------------------------------------------------------------------------------
M
boa noite

Conheci alguns ciclistas com diferenças de comprimento e limitação de movimento na perna ou braço. Em todos casos os ciclistas fizeram adaptações e voltaram ou mesmo começaram a pedalar. No Rio de Janeiro, no começo do mountain bike, conheci dois ciclistas (um deles se não me falha a memória era o simpático Alarico) que não tinham uma das pernas e competiam no mountain bike, e era duro acompanha-los. E no circuito de Montreal vi uma prova de ciclismo do campeonato norte americano para deficientes físicos e um dos competidores da speed mais forte não tem um braço e uma perna, em cruzado, braço direito e perna esquerda, se não me falha a memória. Eu definitivamente não chego nem perto da velocidade do sprint final que ele deu no pelotão de ponta. Só vendo para crer.

Vamos ao seu caso. O primeiro passo é saber ao certo qual o comprimento correto de pedivela para sua perna mais curta. A recomendação que faço é que esta medida seja estabelecida pelo seu médico, por um especialista em bike fit e um fisiologista, ou um especialista em biomecânica para pessoas especiais. Procurar a APAE ou algum hospital referência, talvez a Escola Paulista.

Em todos os casos de diferença de perna os ciclistas pegaram um pedivela normal de fábrica, com parede grossa, como alguns básicos modelos da Sugino, Shimano, Suntour,... e foram até um torneiro que fez a rosca para o pedal. Simples assim. Mas, volto, a questão é chegar no torneiro mecânico com a medida correta.

Precisando mais algo, escreva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário