quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ajuste de folga e giro nos pedais

Nome: Y
Mensagem: minha bicicleta veio com pedais de plástico, importados, não giram direito. Que pedais vocês recomendam para trocar.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Y, boa tarde
Pelo que entendi você comprou uma bicicleta nova, provavelmente importada. Deduzo isto por que bicicletas brasileiras quando vêm com pedais em plástico, estes são nacionais. Pedais de plástico fabricados no Brasil infelizmente são de baixa qualidade e não permitem ajustes por que o eixo desliza diretamente sobre o plástico.
A maioria dos pedais em plástico importados tem rolamento, portanto permite ajuste. Não sei se você terá a ferramenta correta para fazer o ajuste, que é uma chave de copo, geralmente de 12mm ou 13mm. Se não tiver a chave vá até uma bicicletaria que eles fazem o ajuste facilmente.

O que fazer:
Deite a bicicleta com o pedal a ser ajustado para cima.
Solte com cuidado a tampa lateral, na ponta do eixo. Algumas são rosqueadas, nos modelos de pedal mais simples são encaixados.
Você vai encontrar uma porca. Solte uma volta a porca. Com uma chave de fenda solte a arruela dentada que está atrás da porca. Algumas vezes é chato liberar esta arruela dentada. Pode até ser necessário retirar completamente a porca para conseguir soltá-la. Com a arruela dentada solta, ajuste com uma chave de fenda o cônico que fica embaixo da arruela dentada. Vá trabalhando o ajuste em ¼ de volta por vez e após cada ajuste do cônico aperte a porca externa e teste o giro e a folga do pedal. Repita a operação até o ajuste correto, que é óbvio: que tem que girar solto e sem folga.
Pedais deste tipo tem rolamento nas duas pontas do eixo, portanto se você puxar o pedal do eixo as esferas vão cair da bacia / cônico.

É muito importante ter o pedal de plástico bem ajustado para não fazer com que a bacia de esferas gire em falso no plástico do pedal, o que vai criar desgaste no plástico e folga permanente.
Um pedal bem ajustado dura muitos anos. É importante checar como está o giro e a folga. Quando fizer a manutenção geral da bicicleta também limpe e troque a graxa dos pedais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário