sexta-feira, 2 de agosto de 2013

roda livre e seus macaquinhos


Nome: Carlos
Mensagem: de vez em quando meu pedal gira em falso...

---------------------------------------------------------------------------------------- 
Carlos, Carlos!
boa noite
Ops! Isto definitivamente não pode acontecer!

Girar o pedal em falso, principalmente no meio do trânsito, é realmente perigoso. Técnicos e socorristas de rodovias afirmam que boa parte dos acidentes graves é provocado por perda de tração no meio da travessia. Umas das razões costuma ser os macaquinhos da roda livre sujos.

Toda roda livre, também conhecida como catraca, é composta, numa explicação muito simplista, por duas peças concêntricas. Uma é fixada ao cubo da roda e a outra, a externa, onde se encontra os dentes da engrenagem que acionam a corrente e os pedais. Entre as duas peças, além das muitas pequenas esferas de rolamento, há duas ou três pequenas peças em forma de um bico de tucano que tem por função fazer com que a engrenagem fique presa quando acionada no sentido horário e trabalhe livre no sentido contrário. Ou seja, presa quando você pedala e solta quando para de pedalar. Estas pequenas peças, conhecidas como martelinhos ou macaquinhos, funcionam junto com pequenas molas para travar a engrenagem.

Hoje em dia a boa parte das bicicletarias preferem trocar a roda livre do que abri-la para limpar e lubrificar os macaquinhos. É um trabalho que deve ser feito com cuidado e em cima de uma boa superfície limpa, como uma mesa forrada de jornal. Se quiser experimentar faça todos movimentos com calma e devagar.

Na lateral de toda roda livre há um anel rosqueado que pode ser solto ou com ferramenta apropriada ou com leves batidas em ambos buracos (olhe e entenderá). O sentido correto da rosca para soltar costuma ser o contrário do sentido que a roda gira livre. Depois de soltar o anel tome muito cuidado no ato de separar a engrenagem do resto. Ali há uma quantidade grande de pequenas esferas. Separadas as peças vai aparecer os macaquinhos e suas molas.

Limpe bem todas as peças. Conte o número de esferas, que sempre é par, e divida em dois. Coloque uma camada de graxa nos apoios das esferas e ai, com muito cuidado e delicadeza, coloque toda primeira metade das esferas no apoio (bacia) de baixo. Lubrifique os macaquinhos e monte na posição correta com as molas. Para encaixa a peça das engrenagens é necessário fechar os macaquinhos. Encaixada a peça que tem a engrenagem coloque a segunda metade das esferas e feche com o anel, rosqueando o suficiente para fazer um teste de funcionamento. Caso esteja em ordem, deslizando e travando bem, dê o aperto definitivo no anel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário