quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cheque os detalhes do freio.

Uso muito pouco os freios, mesmo assim eu os tenho muito bem regulados. Ter absoluto controle sobre a frenagem é um dos mais importantes mandamentos da condução de uma bicicleta. Em situações escorregadias é vital.

Faz um bom tempo que venho achando que estou ficando velho para valer por que tenho errado com certa frequência a subida do asfalto para a calçada. No movimento de subir a guia uso o freio dianteiro para evitar qualquer tranco na roda traseira. Subida perfeita é aquela que você não ouve qualquer ruído da bicicleta.

Hoje percebi que minha suposta velhice (mania de velho) não tem nada a ver com os pequenos erros. O freio dianteiro estava com seu curso normal atrapalhado por um pequeno detalhe: a borracha de vedação do cabo. Acionando o manete a sensação que se tinha era que num ponto a sapata tinha encostado no aro, mas na realidade era a borracha de vedação do cabo que estava limitando o manete. Com um pouco mais de pressão a borracha sedia e só então o freio era de fato acionado, uma pequena diferença que fazia com que a roda traseira sempre batesse suavemente na aterrisagem.

com freio solto

acionando o manete até a borracha de vedação limitar o curso

um pouco mais de força no manete e finalmente a sapata encostou no aro

Estas borrachas de vedação são muito importantes em situações extremas. Numa condição de uso urbano podem ser dispensadas caso causem algum problema. É muito mais importante ter uma perfeita modulação do freio. Acione seu manete e sinta o deslizar do cabo até que as sapatas toquem no aro. Se não for uma ação completamente macia, sem interferências, procure a razão.

deformação clara do apoio de terminal de conduite


não pode haver uma folga tão grande entre as peças

a folga correta entre as duas peças
Quando estava retirando a borracha de vedação do cabo descobri que o apoio do terminal do conduite do cabo de freio estava deformado, mais aberto do que o normal, o que poderia ter causado situação muito perigosa. Se numa freada mais forte o terminal do conduite vazar do apoio o freio simplesmente para de funcionar. Quem já teve a experiência de perder o freio inesperadamente sabe que não é nada agradável.

Fica aqui a recomendação para checar todo o sistema de freio, incluindo ai um olhar especial no apoio de terminal de conduite dos freios de sua bicicleta. Importantíssimo!

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