segunda-feira, 12 de agosto de 2013

bicicleta infantil não freia

M T
Comprei uma bicicleta para minha neta e os freios não funcionaram. Minha neta pulou da bicicleta para não bater na parede e por sorte só se arranhou. Levei a bicicleta de volta para a bicicletaria e eles me disseram que todas as bicicletas infantis são assim e que só trocando todo o sistema de freio para funcionar. É verdade.

M T
bom dia
Se a bicicleta infantil for nacional é muito possível que sua neta não tenha conseguido acionar os freios. É triste, mas é realidade. Pelo menos você é uma avó consciente. A maioria dos pais ou responsáveis não reclama nem questiona. Não faz muito tempo tive informação que o número de crianças que dão entrada no HC de São Paulo por causa de acidente com bicicleta é alto; a maioria não conseguiu frear corretamente.

O sistema de freio de uma bicicleta infantil tem que ser todo dimensionado para uma criança. Os manetes de freio tem que ser próprios para o tamanho e força das mãos para quem se destina a bicicleta, e a potencia do freio deve estar dimensionado para o peso do ciclista. Parece óbvio, mas aqui no Brasil parece que não é tão óbvio assim. Alguns modelos têm sistemas de freio fabricados em plástico de baixa qualidade, que deformam muito e simplesmente não param. Nunca consegui fazer com que estes sistemas de freio funcionassem bem.

Vários modelos infantis vêm com o mesmo sistema de freios de bicicletas para adultos, que freiam, até demais para um ciclista tão leve. A maioria das crianças não consegue acionar por que o manete de freio por que este tem ergonomia para uma mão de adulto, normalmente de homem adulto. Nos manetes mais sofisticados há um parafuso de curso do manete para mãos pequenas, como as de uma mulher.

Para diminuir o poder de frenagem é necessário mudar a regulagem das sapatas de freio, o que um mecânico com longa experiência consegue fazer facilmente. Basta aumentar o ângulo de ataque das sapatas no aro. Ou trocar por sapatas de menor poder de frenagem.

Infelizmente é muito difícil encontrar manetes de freio para crianças, mesmo fora do Brasil. A única forma é ir atrás de manetes para BMX, que podem ser mais caros que uma bicicleta infantil.

A maioria das bicicletas infantis importadas vem com freio contrapedal, o que considero ideal. É possível adaptar freio contrapedal em vários modelos infantis. Este sistema ensina a criança a manter os pés nos pedais enquanto freia, o que é crucial para parar de maneira segura. A saber: a principal causa de tombos de ciclistas de todas idades é tentar colocar o pé no chão em movimento, descer ou pular da bicicleta em situação de emergência.

Enquanto a bicicleta estiver em movimento os pés devem estar bem apoiados nos pedais. É no pedal que está o máximo de segurança para o ciclista. Então, primeiro para a bicicleta e só depois coloca o pé no chão. Dá tempo para tudo. Ensine sua neta.

Arturo Alcorta

Escola de Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário