quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bike fit: onde termina a tabela e as regras

Álvaro tem 1,80m, cinco centímetros a menos do que eu. Eu pedalo uma híbrida tamanho 21, bicicleta de estrada 58. Minhas bicicletas ficam quase pequenas para o Álvaro, mesmo ele sendo mais baixo. Porque? Simples: ele tem pernas e braços mais longos, e pés maiores que os meus. Álvaro usa uma híbrida XL (extra large – extra grande) com o selim muito alto para mim. Está testando minha bicicleta de estrada, mas com o selim uns 10cm mais alto que a da posição estabelecida para mim pelo reverenciado mestre Eduardo Puertolano. Ele vai ter que encontrar uma bicicleta de estrada 58 ou talvez até 59.

Patrícia, uma bela descendente de libaneses, com seus 1,70m, tem pelo menos uns dois centímetros a mais de perna do que eu. Um dia fiquei do lado da bicicleta dela e assustei com a altura do selim. Pernas longas é comum entre mulheres altas; assim como pernas e braços curtos em orientais. Definitivamente não somos todos idênticos.

A história de Álvaro é interessante como lembrete que regras são boas para orientação, mas não são a verdade definitiva. Para alguém com 1,80m ‘provavelmente’ a bicicleta, mountain bike ou híbrida, deveria ser tamanho 20; e no caso das de estrada ‘provavelmente’ 57. Álvaro “brigou” com praticamente todas as bicicletarias que quiseram seguir a risca a tabelinha de tamanhos dos fabricantes e sites. Acabou comprando uma XL que casou perfeitamente com seu corpo. Agora está à procura de uma bicicleta de estrada na qual se sinta bem.

Na Escola de Bicicleta temos consciência e respeito pelas diferenças. Sabemos que, para tudo há uma regra geral, um norte, mas que é crucial ficar atento às diferenças. Diferenças reais, não psicológicas. Um oriental (fato real) que tem 1,65m que usa uma mountain bike tamanho 22 e se recusa a testar ou mesmo ouvir que o melhor seria uma tamanho 17 é puro problema psicológico. Um dia o corpo vai cobrar a teimosia.

Nossa tabela e nossas recomendações: http://escoladebicicleta.com.br/medidaseuso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário