quinta-feira, 23 de agosto de 2012

tubos hidroforme

Como os fabricantes de bicicletas fazem estes quadros novos (de alumínio) que tem os tubos cheios de formas?
T


A técnica de deformação dos tubos chama-se “hydroforming”. O princípio é simples: você cria uma determinada forma, como, por exemplo, um tubo oval numa ponta, cilíndrico no meio e quadrado na outra ponta. Faz um molde de aço da forma externa deste tubo. Então pega um tubo de alumínio normal, cilíndrico, coloca dentro deste molde e depois injeta um líquido com alta pressão dentro do tubo a ser deformado para que ele deforme até encostar nas paredes do molde e tomar a forma desejada.  

Como hoje, através de computadores, é possível calcular com bastante precisão as forças que um quadro de bicicleta sofre, os melhores fabricantes usam o desenho especial dos tubos para conseguir as qualidades mecânicas desejadas para o desempenho ideal do quadro e da bicicleta. Exemplo: bicicletas de uso urbano, que rodam a baixa velocidade, normalmente tem quadro que deve se movimentar para absorver melhor as irregularidades do asfalto e dar conforto para o ciclista. Bicicletas de competição normalmente são muito mais rígidas para melhor aproveitar a energia do ciclista e para não ‘vibrar’ (shimming) a frente da bicicleta em alta velocidade, o que pode causar acidente.

O que precisa ficar claro é que hoje há muita bicicleta fabricada com tubos hidroformes desenhados só pela aparência, algumas delas de baixa qualidade.

Encontrei este excelente documento do Instituto Superior Técnico de Portugal que explica como são realizados os vários processos de fabricação de peças e tubos:


Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

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