quarta-feira, 1 de agosto de 2012

garfo de bicicleta infantil torto

Mensagem: Tenho um filho de 7 anos que bateu com sua bicicleta de frente e entortou o garfo. Já corri várias bicicletarias e não consigo encontrar um para substituir. O que fazer?
-----------------------------------------------------------------

De fato é praticamente impossível encontrar reposição para estas bicicletas pequenas, com rodas menores que aro 20. Os fabricantes entendem estes modelos como completamente descartáveis porque os compradores assim aceitam - infelizmente. Fora do Brasil a qualidade destas pequenas bicicletas é a melhor possível e todos modelos costumam ser praticamente indestrutíveis.

Aqui no Brasil mesmo as melhores marcas colocam no mercado bicicletas infantis que quebram ou entortam com certa facilidade. E a população compra sem questionar.

Vamos lá para tentar resolver seu problema.

O recomendável é que o alinhamento do garfo seja feito por um mecânico de bicicletas experiente. As indicações abaixo só devem ser usadas como último recurso. Caso você não tenha boa habilidade ou tenha qualquer dúvida não realize as operações que darei a seguir. A integridade de seu filho vale mais que o valor de uma bicicleta nova.

Dependendo de quanto o garfo entortou é possível trazê-lo para a posição original sem comprometimento. Primeiro verifique se entortou somente as pernas do garfo ou se há qualquer dano próximo ao quadro e à caixa de direção. Caso tenha perdido o alinhamento do garfo na caixa de direção o garfo está perdido. A possibilidade de uma possível fratura do garfo neste ponto será grande. Neste caso evite devolver a bicicleta para seu filho porque se houver um acidente este será grave.

Se o desalinhamento acontece só nas pernas e forma dos tubos das duas pernas está preservado, há duas formas de desentortar o garfo:

  1. segure a roda dianteira com as duas mãos e apoie seus pés no movimento central (de onde saem os pedais) e puxe a roda com calma. Se o garfo for de boa qualidade será necessário uma boa dose de força para ele  voltar para a posição original. Se ele voltar com muita facilidade faça uma vistoria completa e cuidadosa no garfo (e depois em toda bicicleta) para ver se há rachaduras, trincas, deformação na forma dos tubos ou outros danos.
  2. tire a roda dianteira do garfo. Prenda as duas pernas do garfo, na parte reta das pernas e use o quadro como alavanca. É muito importante que a abertura entre as duas pernas permaneça a mesma. Neste procedimento há o risco das pernas perderem o alinhamento lateral.
Terminada qualquer operação de alinhamento verifique se o garfo está integro e alinhado, se a caixa de direção funciona perfeitamente, ou se não qualquer outro problema. Para checar o alinhamento do garfo olhe a bicicleta por cima.

Peça para seu filho fazer um teste na sua presença e só libere a bicicleta depois de fazer uma segunda checagem detalhada. O ideal deste teste é que você corra ao lado dele para segurá-lo em qualquer eventualidade.


Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário