domingo, 12 de agosto de 2012

freios que não param


Mensagem: Quase sofri um acidente quando fui fechada por um ônibus. O freio foi até o fim e não consegui parar a bicicleta. A bicicleta é de ótima qualidade. O que pode ter acontecido?

S
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Se a bicicleta é de ótima qualidade provavelmente seus freios também o são. Pelo que você me disse sobre a bicicleta posso imaginar o seguinte:

  1. você não fez manutenção e não percebeu que a capacidade de frenagem foi diminuindo com o tempo, provavelmente por conta do desgaste normal das sapatas. Isto acontece, mas é preciso ter atenção.
  2. sua bicicleta, que de fato é muito boa, tem um sistema que evita que os freios travem. Há uma pequena mola entre o cabo do freio e o “V brake” da bicicleta, que dá à frenagem uma espécie de ABS - anti-lock braking system - o que é ótimo, mas muita gente não se acostuma - infelizmente. Com este sistema a bicicleta para muito mais rápido e seguro. Muita gente acha que arrastando o pneu a bicicleta para mais rápido, o que é uma grande e muito perigosa bobagem. A questão com este sistema de freio é que ele tem que estar precisamente regulado ou realmente dá a sensação que não para. Defendendo este sistema digo que se seu freio houvesse travado provavelmente você iria para o chão, o que é uma situação infinitamente mais perigosa, principalmente quando se tem um ônibus passando ao lado.

Manutenção periódica dos freios é crucial para a segurança do ciclista. Boa parte dos acidentes de bicicleta é causada por falha dos freios. Infelizmente aqui no Brasil a maioria das bicicletas básicas tem sistemas de freio que deixam muito a desejar, o que definitivamente não é o caso de sua bicicleta.

O que olhar:

  1. as sapatas dos freios tem uns sulcos, como os dos pneus, bem visíveis, que quando estão próximos de desaparecer mostram que é hora de colocar novas sapatas. É apropriado que junto com a troca seja realizado uma revisão em todo sistema de freio.
  2. se as sapatas estão boas, aperte os manetes com toda a força. Os manetes têm parar a pelo menos 1 cm do guidão. Há duas regulagens: uma no manete e outra no parafuso do cabo no freio. O correto é que se trabalhe com a regulagem do manete até seu limite e quando não for mais possível fazer ajuste ai ir até uma bicicletaria para verificar a condição das sapatas e de todo sistema. Ajustar o curso do freio através do parafuso que prende o cabo no freio só em último caso ou feito por alguém que conhece bem mecânica.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

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