quinta-feira, 23 de agosto de 2012

roda dianteira desalinhada


A bicicleta está puxando para o lado direito. Não bati, não fiz nada para entortar o garfo, mas a roda dianteira está fora do lugar
S


Provavelmente você teve que tirar a roda dianteira e na hora de montá-la não alinhou corretamente, o que é muito comum, principalmente com bicicletas muito baratas que tem a gancheira do garfo prensada. Bicicletas vendidas no mercado internacional tem, por obrigação legal, uma espécie de trava de segurança na gancheira do garfo, algo como duas pontas dobradas no extremo do garfo. A função destas travas é manter a roda presa ao garfo mesmo que a blocagem ou as porcas estejam um pouco soltas, e fazer com que a roda fique alinhada.

De qualquer forma, a maneira correta de prender uma roda ao garfo é, antes de apertar a blocagem ou as porcas, pressionar para baixo com certa força o avanço ou guidão para que o eixo da roda encaixe perfeitamente na gancheira. Em vários casos costumo pressionar o peito sobre o guidão e só então apertar a blocagem ou porcas.

Caso a roda tenha porcas, a operação deve ser feita com calma, apertando aos poucos os dois lados, as duas porcas, certificando-se que a roda não vá sair do alinhamento. Em alguns casos, principalmente com garfos de gancheira prensada, é preciso cuidado redobrado porque muitas vezes mesmo fazendo pressão sobre o guidão a roda sai do alinhamento.

Os mesmos procedimentos valem para a roda traseira.

Boa ação é verificar o alinhamento das sapatas de freio depois de recolocar a roda no garfo.
 

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário