segunda-feira, 27 de agosto de 2012

bicicletas de entrega em Santos

Qual sua opinião sobre comerciantes que investem no serviço de entrega de seus produtos com bicicletas?
A Tribuna, Santos
---------------------------------------------------------------------------------------
Pode ser uma ótima opção de transporte de cargas, serviços e bens, principalmente numa cidade como Santos, que conheço bem.

A empresa que vá usar a bicicleta para transporte deve comar alguns cuidades. O primeiro é que as bicicletas tenham boa qualidade, dentro do padrão internacional, ou a bicicleta irá quebrar com frequência, podendo ser perigosa para o ciclista e o trânsito em geral. É sabido que boa parte dos acidentes envolvendo ciclistas tem por causa algum defeito da bicicleta, o que normalmente acontece com bicicletas básicas, das mais baratas. Dentro do setor das bicicleta calcula-se que a maioria dos acidentes sem vítima e pelo menos um terço dos acidentes fatais sejam causados por falha mecânica. É importante lembrar que a imagem da empresa vai estar diretamente ligada a qualidade das bicicletas.

É importantíssimo que a bicicleta esteja com refletores dianteiro, traseiro, pedais e rodas, e que estes sejam também de boa qualidade, de preferência que não se desprendam, saiam da posição adequada, o quebrem. Ter o ciclista vestido com roupas claras ou refletivas, como as de moto, também é medida inteligente. A maioria dos acidentes envolvendo ciclistas ocorre no periodo noturno e tem por razão a falta de visibilidade do ciclista para o motorista. No caso de entregadores é interessante o uso de farol e lanterna, de preferência os de luz fixa, que NÃO pisque. Ao contrário da crença popular, luzes que piscam costumam induzir o motorista ao erro (ver estudos internacionais sobre "efeito vagalume").

Um ciclista terá grande eficiência, provavelmente maior até que de moto, em distâncias curtas, algo como uns 5 km, por exemplo. Dependendo do grau de saturação das ruas e do trânsito um ciclista percorre com muita eficiência distâncias mais longas, até uns 10 km (facilmente em 30 minutos), o que é excelente. Lembro que a viagem de um ciclista é de porta a porta, e que mesmo um motociclista muitas vezes tem que ir até o estacionamento para pegar a moto; dai a vantagem para a bicicleta.

Muito importante para o empresário é treinar seus ciclistas para que estes tenham um bom comportamento no trânsito, principalmente para que não pedalem na contra-mão ou na calçada, o que é um sério risco para o pedestre.

Santos, como toda a Baixada Santista, tem uma longa tradição do uso da bicicleta, o que infelizmente se perdeu num passado recente e felizmente está voltando. Felizmente a Prefeitura, através da autoridade de trânsito, tem se preocupado em estimular e ordenar o uso da bicicleta.

O serviço de entrega em bicicleta na maioria das mais importantes cidades do mundo costuma ser eficiente, mas seus entregadores, ciclistas, costumam ser criticados pela forma afoita, irresponsável, como conduzem a bicicleta. Como em qualquer parte do mundo, o uso da bicicleta para entregas é muito bem vindo e eficiente em vários sentidos, mas demanda cuidados por parte dos empregadores e das autoridades públicas, o que é fácil de resolver.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário