segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

que bicicleta de criança? (um drama no Brasil)

Nome: D
Idade: 10
Altura: 1.30m
Mensagem: Bom dia ,
Qual bicicleta é adequada para meu filho que já pedala sem rodinhas. A  bicicleta seria para lazer.
E (mãe)
-----------------------------------------------------------------

E
bom dia

Depende do perfil de seu filho. Quem quer passear, vocês com ele ou ele com vocês? E ai, volto ao perfil de seu filho.

Se seu filho é mais tranqüilo talvez seja o caso de ir para uma bicicleta aro 24. Há modelos com marchas e ai será uma questão de explicar como estas funcionam. Temos um texto explicativo na página “pedalar melhor” - http://www.escoladebicicleta.com.br/melhor.html

Se ele tiver um perfil mais esportista, mais atirado, recomendo que compre uma BMX aro 20, que é uma espécie de kart das bicicletas, ou seja, uma escola para formar bons ciclistas, aprimorar coordenação motora, técnicas. E talvez até colocar ele num curso básico de BMX, o que ajuda muito na formação da criança.

O que não recomendo é bicicleta aro 26, mesmo os modelos de tamanho pequeno. Até uma tamanho 14 vai ficar muito grande

O ponto principal é que a bicicleta tenha qualidade, o que aqui no Brasil é complicado. Não compre as mais baratas porque a brincadeira vai sair cara. Elas quebram muito e algumas são até perigosas para a criança. Compre de marca conhecida e que tenha boa referência: Caloi ou Soul, que é pouco conhecida, mas merece ser avaliada.

Muito importante também é que a bicicleta seja dimensionada para a criança.  A maioria das bicicletas nacionais para crianças são cópias muito mal feitas de bicicletas de adulto, o faz com que a criança não consiga pedalar com a qualidade ideal e com segurança plena. A maioria das crianças se acidenta porque não conseguem parar corretamente porque simplesmente não conseguem acionar o freio ou porque a bicicleta as obriga a pedalar “pendurada”, fora do equilíbrio dinâmico apropriado.

Os manetes de freio devem ser próprios para mãos pequenas. O pedivela deve ser curto, uns 160mm. Os comuns são para adultos, com 170mm  de comprimento. A distância entre selim e guidão deve permitir que a criança não fique jogada para frente.Estas qualidades são difíceis de encontrar nas nacionais.Uma opção é comprar a bicicleta e ajustar a bicicleta para seu filho, o que uma bicicletaria séria faz sem problema.

Eu estou procurando uma bicicleta para uma menina de 6 anos e sei o quanto é difícil encontrar uma que tenha qualidade. Estou quase indo para uma importada, que são bem mais caras, mas são projetadas corretamente e não quebram .

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Um comentário:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    BICICLETA
    ...
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=bicicleta&IDCategoria=504

    BICICLETA INFANTIL

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=bicicleta&IDCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir