terça-feira, 29 de novembro de 2011

trabalho faculdade: demanda reprimida

nome:
UF: SP

Estou fazendo um trabalho escolar na faculdade e não consigo fazer os itens abaixo
clasificação no sistema de produção
previsão de demanda
acompanahmento das ultimas demanda
critério do calcu lo de demanda
acompanhamento da demanda

No aguardo e agradeço desde já
-----------------------------------------------------------------

bom dia

Praticamente não existem números sobre a questão da bicicleta. Não há praticamente nada nem no estado nem no setor privado, o que é literalmente uma vergonha.

Do pouco que existe, e não se sabe se pode ser confiável:

Município de São Paulo:

  • pesquisa O.D. Metro, modo principal e objeto "transporte para trabalho": 0.6% das viagens = 165.000 viagens / dia. Esta pesquisa não é considerada por conta dos filtros que tem e que excluem ciclistas, mas é o número oficial
  • número "não oficial" aceito pela CET SP: 350.000 ciclistas / dia, que a todos parece mais realista
  • pesquisa Secretaria de Esportes (para Ciclo Faixa de Domingo, primeira fase): 700.000 ciclistas / domingo com sol

Provável demanda reprimida: 700.000 - 350.000 = 350.000 ciclistas / dia

Há outras formas de calcular a demanda reprimida, pensando que provavelmente os usuários de bicicletas durante a semana são mais estáveis e imaginar que há uma variante nos usuários de fim de semana, ou seja, que há um fator fixo de ciclistas que saem todo fim de semana, mas há um grande número que num domingo vai pedalar, noutro não. Pensando desta forma se deve levar em consideração que o número de bicicletas paradas em casa é muito alto, segundo os fabricantes além de 3 milhões (eles também não tem um número preciso). Neste caso a demanda reprimida aumenta muito, muito mesmo

Dá uma olhada nestes gráficos da cidade do Rio de Janeiro e perceberá que há uma imensa diferença entre os dados oficiais e a realidade:


Como professor faço a recomendação que revise qualquer texto antes de enviar, mesmo que seja mensagem eletrônica. Bom português é crucial.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário