quinta-feira, 17 de novembro de 2011

capacete, cotoveleiras e luvas

Nome: F
Idade: 23
soube: Pelo Google
Mensagem: Parabéns pelo site. Muito completo, ético e excelente para iniciantes, como é o meu caso. No entanto, ainda ficou uma dúvida: além do capacete (obrigatório por lei), cotoveleiras e joelheiras são recomendadas? Vejo que a maioria dos ciclistas não utiliza. É algo que atrapalha a performance (e, conseqüentemente, diminui a segurança) ou é um item bom para se proteger?
No aguardo da resposta. Continue o excelente trabalho.
-----------------------------------------------------------------
F
boa noite

Agradecemos o comentário.

A minha posição é a seguinte: a verdadeira segurança só pode existir baseada em números, pesquisas, conhecimento. Aqui no Brasil há um certo desprezo por pesquisas e números, portanto não números a respeito sobre a questão do capacete. Mas há inúmeras pesquisas em vários países e todas apontam no sentido que capacete está muito longe de fazer os milagres que se crê aqui. Mesmo não existindo números aqui, médicos que trabalham em emergência de hospitais afirmam que a imensa maioria dos acidentados que sofreram alguma lesão na cabeça estas foram localizadas em áreas que não as protegidas pelo capacete, principalmente face e queixo, o que coincide com as pesquisas internacionais.

O capacete não é obrigatório por lei.
Para a segurança do ciclista é muito mais importante a qualidade da bicicleta do que o capacete, principalmente quando se trata de bicicletas básicas. Para você ter idéia da situação, o pessoal das concessionárias de rodovias, que tem os acidentes tabulados, afirmam que algo em torno de 35% dos acidentes fatais com ciclistas são causados por falha mecânica da bicicleta. Com a baixa qualidade destas bicicletas básicas e baratas, mesmo uma armadura não resolveria o problema. Mais importante que o capacete é ter uma bicicleta seguram, que não quebre.

Mas o capacete aqui no Brasil tem uma função muito importante, que é proteger do sol. Cancer de pele mata muito mais que acidente de bicicleta.

Minha posição é a seguinte: quem quiser usa, quem não se sentir cômodo não usa. É quase certo que vou ter que me acostumar com ele por conta de câncer de pele. Chapéu voa.

O bom ciclista não cai e não se acidenta. Esta é a verdade. Se caiu ou sofreu acidente é porque fez algo errado. Esta é a verdade. Não responsabilize os outros pelos próprios erros.
O que quero dizer é para sair sem nada e pedalar com sabedoria e bom senso. Como já disse antes uma armadura militar não vai protegê-lo de seus próprios erros.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta

www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário