quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

bicicleta transporte no Rio de Janeiro

Idade: 59 ANOS
Altura: 1,70 M
Cidade: RIO DE JANEIRO
Mensagem: Moro no Rio de Janeiro. A minha residência fica próxima das ciclovias e ruas secundárias com possibilidade de utilização da bicicleta devido ao menor tráfego de carros.
Gostaria de comprar uma boa bicicleta para uso, em média, de 3 a 4 dias por semana. Algo bem especial compatível com o meu tamanho e utilização. Pretendo usá-la eventualmente em ladeiras, com possibilidade de trilhas- futuramente.
Pretendo também usar acessórios recomendados para a segurança. Em termos de visual gosto das bicicletas de corrida, mas admito que provavelmente não seja o modelo indicado para o uso que pretendo.
-----------------------------------------------------------------


bom dia

Uma bicicleta de corrida definitivamente não é o caso. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Bicicleta própria para transporte deve ser tranqüila, de condução previsível, dócil; oferecer a possibilidade de transportar bagagem, de ter pára-lamas... Enfim, deve transportar o trabalhador com conforto e segurança. Não é o caso de bicicletas de competição.

Vale aqui uma história real: A alguns anos os ciclistas de NY descobriram o prazer de ir trabalhar com bicicletas estilo europeu, principalmente as estilo holandês. Descobriram, por exemplo, que com a bicicleta apropriada chegavam no trabalho pouco suados. Bicicletas esportivas induzem a uma condução mais agressiva, portanto com mais suor. Descobriram que numa posição mais em pé é mais fácil ver o trânsito, portanto mais seguro (e por sua vez o ciclista mais em pé é bem mais visível para os motoristas). Descobriram que poderiam pedalar "chic", que tem sido o grande fenômeno nestes últimos anos.

Eu recomendo que você dê uma olhada nas híbridas, com rodas 700, e nos modelos da linha "confort" com roda 26. Pelo que você escreve provavelmente se dará melhor com rodas 700, mas não sei se vai encontrar algum modelo próprio para seu tamanho, que provavelmente deve ser uma 16 ou 17. Em muitas híbridas a medida é S, M, L, ou pequena, média, grande. Provavelmente a sua é uma S, mas isto só vai ficar claro testando.

Opte por um modelo que tenha pontos de fixação para bagageiro e pára-lama. Bagageiro com alforje é uma solução muito prática.

A Decathlon trouxe para o Brasil umas bicicletas próprias para transporte. A linha Elops é muito legal, mesmo os modelos com 7 marchas. Vê o que eles tem por ai

Não dá para ter tudo de uma vez só. Pensa na bicicleta como modo de transporte primeiro. Depois, se for o caso, pensa numa para as trilhas. Um passo por vez.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário