terça-feira, 14 de maio de 2013

pedais de plástico

Nome: P
Mensagem:
Minha bicicleta veio com pedais de plástico e quero troca-los por uns mais resistentes. Pedalo nas ruas. O que recomenda? 
----------------------------------------------------------
P
boa tarde

Dependendo da qualidade de seus pedais de plástico não há com o que se preocupar. Muitas bicicletas básicas importadas vem com pedais de plástico de ótima qualidade e com rolamentos, que duram muitos anos, tanto quanto boa parte dos pedais básicos de alumínio.

Se sua bicicleta é básica e nacional provavelmente os pedais também são nacionais e, infelizmente, frágeis, alguns muito frágeis. Ai a recomendação é a troca por pedais de boa qualidade, com rolamentos, o que os nacionais não são. Normalmente pedais de plástico nacional quebram com facilidade e rapidamente.  Triste.

Vale a pena uma explicação: há diversos tipos de plástico, cada um para um uso específico. Pedais devem ser fabricados em plástico de alto impacto, que aguentam o stress sofrido. Já tive pedais de plástico que tive que trocar por que o sistema de rolamento acabou. A plataforma em si estava inteira. Há pedais de plástico para competição de BMX, praticamente indestrutíveis.

O problema da qualidade dos pedais nacionais se repete com frequência em outros produtos plástico vendidos no Brasil, como vasilhas, recipientes, utensílios... Infelizmente brasileiro acredita que plástico é tudo igual. No caso da bicicleta nacional não só o pedal que é frágil, mas tudo que leva plástico.  Infelizmente.

A matéria prima para a injeção de plástico de alto impacto é bem mais cara do que plástico comum. Como sempre e em tudo, a outra razão para tão baixa qualidade é falta de reclamação por parte dos consumidores, principalmente ciclistas.

Na foto abaixo a comparação:
A esquerda da foto pedal nacional, que veio com a World Bike Tour deste ano, tão comum no mercado de baixa renda. Está rachado, numa linha branca, a ponto de partir-se. Menos de 500 km rodados, se tanto. O problema é que pedais desta qualidade estouram e perdem um pedaço de um momento para o outro.
Pedal importado, a direita, com mais de três anos de uso intenso, inclusive em trilhas leves. Já há deformação, mas colocando força a rachadura não abre. Ainda podem ser usados por um bom tempo. Não há possibilidade de que estoure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário