quinta-feira, 23 de maio de 2013

aderência dos pneus


Como sempre repito, não temos o habito de realizar e respeitar pesquisas, o que é terrível por que nunca chegamos à verdade dos fatos e às soluções adequadas. Nos apoiamos muito no conhecimento empírico, o que em algumas situações tem sua validade.

Ninguém duvida que há um sério problema de baixa qualidade com a maioria dos pneus e câmaras vendidas e utilizadas no Brasil, assim como ninguém tem dúvida sobre a diferença de aderência entre um pneu baratinho e um caro.
Pneus baratos normalmente rodam pesado, duram menos e tem pouca aderência, principalmente os fabricados no Brasil (triste). Pneus mais sofisticados rodam mais leve, duram mais, furam menos, e tem aderência maior. A diferença está na construção da estrutura do pneu, na qualidade do material usado, e para nós, os mais leigos, principalmente na borracha utilizada na banda de rodagem. Só se entende a diferença pedalando. Uma bicicleta básica, ruim de pedalar com seus pneus originais, pode melhorar uma enormidade com pneus melhores.

Mesmo entre estes pneus importados e caros há grandes diferenças, principalmente no que se refere à aderência.  Alguns modelos de pneu para bicicleta de estrada, bem estreitos, aderem mais do que pneus baratinhos com medida bem mais larga.
Mas mesmo um pneu de ótima qualidade tem seu limite, principalmente no molhado. Outro dia, no Fórum da ABRACICLO Segurança e Mobilidade, Marcelo Brettas colocou a questão da qualidade da pintura de solo usada em nossas ruas, que é escorregadia para motos – portanto para bicicletas. Um dos casos mais conhecidos foi a pintura vermelha utilizada num dos trechos da ciclovia Pinheiros que na chuva derrubava em linha reta até ciclista reconhecidamente hábil.  

Use pneus de qualidade, que sejam reconhecidos pela boa aderência, mas mesmo com eles tome cuidado sempre que passar por áreas pintadas, em pedra, cimento liso ou tampas de aço. Freie antes, deixe o corpo mais solto possível e não faça qualquer movimento brusco. Tirar a bunda do selim e apoiar o peso do corpo nos pedais baixa o centro de gravida e ajuda muito. Mesmo ai, ou principalmente nesta condição, pneus de boa aderência são sempre a melhor opção.

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