sábado, 30 de março de 2013

mascarado

Pedalar usando máscara contra a poluição é bom?
Não, não é recomendável pedalar de máscara.
A máscara retém a poluição, mas também as bactérias que deveriam ser expelidas pelo próprio organismo do ciclista. Ou seja: máscaras acabam sendo "a" fonte contaminadora.
Ciclistas pedalam com a cabeça bem mais alta que motoristas, o que os faz respirar um ar bem menos poluído. Partículas são mais pesadas que o ar, portanto quanto mais próximo do chão mais particulado é o ar. Tragédia mesmo é o ar que respiram bebes, cães e gatos.
Se você está num ambiente tão contaminado é porque está pedalando em situação extrema, provavelmente entre os carros e veículos pesados, como ônibus, caminhões e vans movidos a diesel, o que definitivamente não é recomendável. Nesta situação, muito mais perigoso que os gazes é o trânsito.
Aos que pedalam usando máscara vai a recomendação para que esta seja trocada com muita frequência, diária ou até em cada viagem. O uso prolongado e contínuo acaba criando um ambiente contaminado na própria máscara que é muito pior que respirar o ar contaminado. No caso de máscaras com filtro é recomendável a troca do filtro e limpeza de toda a máscara diariamente, ou até com mais frequência em casos extremos.
A verdade é a seguinte: se o local é muito poluído não é bom para pedalar.
Não use máscara. Lute por uma vida mais saudável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário