segunda-feira, 18 de março de 2013

ciclista obesa, bicicleta e rodas

Uma leitora escreveu que já pedalou, mas infelizmente parou, e por diversas razões hoje está com 140 kg. Quer voltar a pedalar, pelo prazer e para emagrecer, mas não sabe como escolher uma bicicleta própria. Acredita que nenhuma bicicleta irá aguentar.

Depois de ter a altura dela saímos atrás de um modelo que atenda ao uso que se fará da bicicleta. A leitora queria comprar uma bicicleta nacional, o que não recomendamos para este peso. Bicicletas fabricadas no Brasil não passam por testes de resistência que atendem ao mercado internacional, principalmente o mercado americano, onde a população obesa é bem grande, nos dois sentidos.

E ai veio uma surpresa: um dos importadores nos informou que o peso limite recomendável da marca é 100 kg, mesmo esta sendo distribuída no mercado internacional. Vejo a informação da seguinte forma: o responsável pela marca foi e continua sendo um dos melhores ciclistas do país e sua resposta não está direcionada para um uso urbano e tranquilo, mas para competições, o que é um erro comum. De qualquer forma saímos para buscar outros caminhos e encontrar a bicicleta ideal.

O que aguenta?

A partir do ponto que quadro e garfo tenham padrão internacional o ponto crítico passa a estar nas rodas, que se de boa qualidade e bem montadas não costumam apresentar problema. Não precisa sequer um conjunto de cubos, aro e raios especial, mas precisa necessariamente ser muito bem montado e tensionado; o que deveria ser regra para toda e qualquer roda, mas não é. Quanto mais uniformemente estiver distribuída a tensão entre os raios, mais firme e forte será a roda. Os raios, sendo de qualidade, não precisam ser ‘duplos’; aliás, não é sequer recomendável por que aumentam muito o peso da roda, portanto pesam no pedalar.

Uma bicicleta de qualidade, bem montada, aguenta sem problemas até com pesos mais pesados que os 140 kg de nossa ciclista. É óbvio que não se recomenda ficar descendo de guia sentado no selim, o que é a principal causa de quebra de raios até para ciclistas leves.

O site da Escola de Bicicleta tem uma página especialmente dedicada aos ciclistas acima do peso: http://www.escoladebicicleta.com.br/acimadopeso.html  

Nenhum comentário:

Postar um comentário