quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ir de bici comunitária até a faculdade

Nome: R
Idade: 23
Cidade: São Paulo
Mensagem: Experimentei ir de bicicleta comunitária de casa para a Faculdade, entre as estações do metrô Paraíso e Sé.

Há faixa para motos no percurso e fui e voltei por ela. Não me senti ameaçado em nenhum momento. Foram viagens extremamente agradáveis e, ao meu ver, seguras. Devo continuar desse modo ou andar na faixa à direito junto aos carros? Qual a melhor opção?

Obs.: Todos meus amigos e familiares fizeram/fazem terrorismo quanto à utilização da bike. Espero que eles estejam errados... hehe

Muito Obrigado
-----------------------------------------------------------------
R
boa noite

A maioria dos acidentes, aqui ou qualquer parte do mundo, tem como responsável o próprio ciclista. Todos os números mostram que um ciclista que pedala com tranqüilidade, respeitando as regras e sendo cordial, reduz muitíssimo a possibilidade de acidentes. Se você for suave com a bicicleta e com o trânsito as coisas costumam ir bem, sem grandes problemas. Uma besteirinha aqui, outra ali, sempre acontece; mas passando a borracha e ficando em paz pedalar como transporte é muito bom. Aliás - ótimo!

Eu  pedalo direto no trânsito desde 1978 e só tive 3 acidentes. No primeiro eu o motorista ficamos olhando para uma mulher que cruzou a rua. No segundo fui atropelado por um amigo... (sem conseqüências para mim, mas a bicicleta entortou). No último um carro deu um totó bobo na traseira, numa esquina, praticamente parados, e cai de bunda.  O que posso dizer é que conflitos sempre vão existir. De vez em quando passo por situações típicas de nosso trânsito. Algumas não são exatamente legais, mesmo assim vale a pena. Vai depender de você o tamanho e gravidade destes conflitos.
Ir para avenida sem prática eu não recomendo. Pedalar em locais tranqüilos sempre dá bons resultados. Enfim, dá para ir com segurança. Posso dizer um sem números de pessoas que usam bicicleta com grande prazer e sem problemas.

Eu não recomendo pedalar na faixa de motos. Minha experiência me diz que os motociclistas são muito mais agressivos e perigos que os motoristas. Principalmente na descida não recomendo. Aprende a se comunicar com os motoristas que eles vão te entender e respeitar.
Você desceu pela Vergueiro -  av. Liberdade? Eu prefiro ir à direita, tomando muito cuidado com as portas abrindo e com as conversões à direita. Ou encontrar um caminho alternativo, que sempre existe.

Terrorismo fazem comigo. É normal. Tudo que você fizer que é fora da regra vão te questionar. Faz parte de uma sociedade que tem pouca cultura cidadã e urbana, como a nossa.

Procura no Google um "bike anjo" para te acompanhar um dia. Provavelmente aprenderá uma série de dicas que melhorarão muito sua segurança

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário