terça-feira, 29 de março de 2011

Nome: D J
Cidade: São Paulo
UF: SP
Mensagem: Utilizo a bike para ir ao trabalho todos os dias da semana, às 12h30 e 22h. Sempre pedalo procurando ficar mais à direita na rua e avenidas, mas quando estou na Paulista (e outras avenidas que tem faixa exclusiva de ônibus) fico na dúvida se devo permanecer na faixa de ônibus ou se devo me deslocar e permanecer na primeira faixa dos carros, aquela mais próxima da dos ônibus.

O que recomendam?
-----------------------------------------------------------------
D
boa tarde

Sempre que possível evite pedalar em avenidas ou vias de trânsito muito intenso. Não pense a cidade como um motorista. Olhe e descubra a cidade como um ciclista.

Pedalar na av. Paulista é uma experiência diferente porque não há muita alternativa. As ruas paralelas estão muito saturadas, a calçada não deve ser usada por uma questão de respeito ao pedestre..., os ônibus
Então o que fazer? Vamos lá:
  • dependendo do horário e o sentido que se vá a Paulista é mais fácil de pedalar, mas normalmente o trânsito é muito pesado e desagradável ou ruim para o ciclista. Dependendo de sua origem e destino final é melhor descer para os jardins e voltar a subir. Pode até ser mais rápido Se seu trajeto é inteiro no topo da montanha, não há outra solução a não ser cruzar a Paulista. De qualquer forma pense se não há outro trajeto que não seja o mesmo do carro, um vício comum entre ciclistas.
  • dependendo do sentido você acompanha o trânsito com mais facilidade. Do Paraíso para a Consolação é uma leve descida e é mais fácil ir com o trânsito, mais fácil acelerar, portanto menos conflituoso. No sentido contrário, Consolação - Paraíso, o negócio é usar as pernas.
  • onde pedalar, na faixa do ônibus ou fora? Há uma regra que diz que o motorista vai ser gentil na primeira vez que te ultrapassa; na segunda ele já não vai ser muito gentil, e na terceira ele já começa a ficar (ou está) bravo. Enfim, em qualquer situação nunca fique disputando espaço com um motorista de ônibus. Se for inevitável ir no trajeto dos ônibus vai deixando eles passar. Se você tratar bem o motorista ele irá tratar bem você.
  • Voltando á Paulista: Se o trânsito estiver pesado vai fora da faixa do ônibus. Se estiver mais espaçado, solto e rápido, vai dentro.
  • não pedale muito encostado à direita. Em algumas situações é muito mais seguro você mostrar para o motorista qual é seu pedaço de rua. Se você encostar demais no meio fio ou a direita vai sinalizar para os motoristas passarem. Se você está mais ou menos na velocidade do trânsito faça o carro ficar atrás.
  • sempre sinalize seus movimentos com a mão direita. Comunique-se que sua vida de ciclista será muito melhor.


Repito: sempre que possível evite avenidas ou convívio com veículos grandes: ônibus, caminhões, vans...

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário