segunda-feira, 14 de março de 2011

calçadas ruins e pedalar no posto de gasolina

Nome: I C
Idade: 35
UF: RJ
Mensagem: O dono de um posto de gasolina pode proibir a circulação de bicicletas? Costumo dar algumas voltas com as crianças por acreditar ser um lugar seguro... A pouco tempo recebi o recado por um dos seguranças. Não questionei, apenas lamentei e sai..... Como devo proceder?

-----------------------------------------------------------------
I
bom dia

Um posto de gasolina é uma propriedade particular e isto dá o direito de proibir a circulação. Esta é a resposta baseada na lei.
A outra questão é relativa a segurança: você usa o espaço do posto quando ele está fechado? Com o posto aberto provavelmente há de fato um problema de segurança para a circulação de crianças em bicicleta. Eu não recomendo crianças circulando num posto de gasolina até pela questão dos gases nocívos do próprio local, dentre outros problemas. O chão pode ser liso, não haver obstáculos, mas não é local ideal para qualquer prática de laser, esporte ou mesmo permanência, em qualquer faixa etária.
O fato é que tenho praticamente 3 décadas trabalhando com ciclistas e segurança no trânsito e confesso que sua pergunta é completamente inusitada. Eu gostaria muito entender melhor o que acontece. Peço que escreva novamente e me dê mais detalhes. Tenho muito interesse.
 -----------------------------------------------------------------
Entendi perfeitamente... No momento fiquei decepcionada, pois no meu bairro (subúrbio) a maioria das calçadas está em péssimo estado... e estava realmente aproveitando o piso liso e espaço amplo. Mas depois de sua resposta posso refletir melhor sobre os perigos do posto em funcionamento.
----------------------------------------------------------------- 
I.
Faço parte de um grupo que trabalha para mudar as cidades e fazê-la ser mais humana, mais voltada para a vida. Não conheço o subúrbio do Rio (e tenho muita curiosidade), mas conheço bem a periferia de São Paulo, que tem um grande problema com as calçadas e locais para as crianças ficarem livres.
Onde você mora? Estou copiando nossas mensagens um amigo do Rio que faz um ótimo trabalho sobre bicicletas. Vamos ver se podemos dar alguma dica para você levar seus filhos.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário