sexta-feira, 8 de abril de 2011

bicicletas fabricadas no Brasil - materia O Globo


Cara Sueli, segue mais uma informação para o seu trabalho na faculdade.
Esta é uma matéria publicada no jornal O Globo.
Tomara que ajude.
Abraços,
Osmar Silva
Luanda Editores
Revista Cyclomagazine

SÃO PAULO. A centenária Caloi sempre foi sinônimo de bicicleta no Brasil. Quem não se lembra do bordão “Não esqueça a minha Caloi”, que embalou os sonhos das crianças entre os anos 70 e 90? Mas esse reinado parece ameaçado por uma novata: fundada há apenas dez anos, a Houston vai fechar 2010 com 800 mil unidades produzidas em Teresina, no Piauí, igualando a marca da concorrente. Enquanto a Caloi declara que a sua produção avançou 14,3% em relação a 2009, a da Houston exibe crescimento de 23%. Em termos de faturamento, a Caloi ainda lidera com folga — R$210 milhões, contra R$125 milhões.

Ainda pouco conhecida no Sudeste, a Houston deve seu crescimento em parte ao enfraquecimento da concorrência. Em crise desde 2006, a Sundown cortou drasticamente a produção de bicicletas desde meados deste ano, enquanto a Monark reduziu sua linha para apenas cinco modelos (contra mais de 40 da Houston e 60 da Caloi). O mercado informal, que chegou a responder por metade da produção, também dá sinais de queda.

O grande salto da Houston para deixar de ser uma marca relevante apenas no Norte e no Nordeste foi resultado de investimentos em marketing, que somaram R$10 milhões este ano — o dobro de cinco anos atrás. Boa parte foi para merchandising na novela “Passione”, da TV Globo. Em uma delas, a empresária do ramo de bicicletas Bete Gouvêa, personagem de Fernanda Montenegro, comemora sua parceria com “a maravilhosa Houston”.

— O universo conspirou a nosso favor — diz o presidente da empresa, João Claudino Jr., formado em administração e economia nos EUA, e o quarto de cinco filhos do empresário João Claudino, que comanda um grupo que atua em setores como vestuário, shopping e fabricação de carrocerias e caçambas.

Caloi e Houston disputam um mercado que deve atingir uma produção total de 5,7 milhões de unidades este ano, 400 mil a mais que em 2009. A previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) é atingir 6,3 milhões em 2012, número que deixaria o Brasil em quinto entre os maiores mercados consumidores de bicicletas, atrás de China, com 27,6 milhões de unidades vendidas por ano, EUA, Índia e Japão. De acordo com estimativas do Ministério das Cidades, cerca de 60 milhões de “magrelas” rodam hoje pelo país (uma para cada três habitantes), duas vezes mais que o número de carros (cerca de 30 milhões).

Caloi faz investida na China e abre escritório em Xangai

Apostando na ampliação desse mercado, as duas empresas fazem seus planos. Além da verba de marketing, a Houston investiu mais R$8 milhões neste ano na ampliação do seu parque industrial, em Teresina, cuja capacidade instalada deverá passar das atuais 900 mil unidades por ano para 1,1 milhão a partir de fevereiro. Também vai desembolsar R$25 milhões na construção de uma segunda fábrica. Com início de produção previsto para 2012, vai ficar em Manaus, aproveitando as isenções tributárias concedidas.

A Caloi não parece disposta a cruzar os braços diante do avanço da concorrente. Só este ano, gastou R$10 milhões em ações de marketing e desenvolvimento de produtos. Além disso, deu início a um plano de investimento de R$30 milhões para modernização e expansão de capacidade de suas duas fábricas (uma na paulista Atibaia e a outra em Manaus). A meta é produzir um milhão de bicicletas em 2011, para uma capacidade instalada de três milhões. Fundada em 1898, a companhia também está prestes a fincar sua bandeira em Xangai. Em janeiro, a Caloi abrirá escritório na cidade chinesa, para estreitar relações com fornecedores locais.

Jornal: O GLOBO          Autor: 
Editoria: Economia     Tamanho: 646 palavras
Edição: 1         Página: 48
Coluna:            Seção:
Caderno: Primeiro Caderno  
© 2001 Todos os direitos reservados à Agência O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário