quinta-feira, 30 de julho de 2015

Fabricação de quadros de bicicletas com tubos

Estes dois filmes mostram bem como se produz um quadro de bicicleta em tubo de aço, exatamente como as bicicletas básicas que temos no mercado. A produção de bicicletas com tubos de alumínio é muito parecida. Muda basicamente o tipo de solda.
O primeiro filme é a criação de um protótipo, digamos assim.
O segundo é o processo dentro de uma fábrica de pequena escala. Note no meio deste filme que o quadro vai para uma mesa plana, o operário pega um gabarito e coloca na traseira, e corrige a diferença nas gancheiras com uma alavanca. Isto é feito em uma produção com baixo grau de precisão, que vai ter variações de décimo de milímetro, nos piores casos até mesmo um milímetro. Infelizmente temos no Brasil fabricantes que ainda trabalham na casa dos milímetros. Quanto maior a variação, ou o erro, pior é a bicicleta, mais pesada é para pedalar e mais facilmente apresentará defeito.
Lá fora mesmo o mercado está cada dia mais preciso. Tem marca de bicicleta que já está entrando no centésimo de milímetro. E nos produtos top de linha até nos milésimos de milímetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário