segunda-feira, 13 de julho de 2015

Apito: um perigo para o ciclista

Faz mais de 25 anos li um artigo, provavelmente na Bicycling, absolutamente contra o uso de apito na boca por ciclistas. Citava o uso de apitos por bike courriers de NY. Apontava dois grandes perigos para o ciclista: em caso de acidente engolir o próprio apito ou pedaços deste e o som pouco audível no meio do trânsito. 
Já ouvi várias histórias de médicos e socorristas sobre acidentados que foram encontrados sufocados por pedaços, cacos, ou estilhaços. Vivenciei dois casos, um primo e um grande amigo; ambos bateram violentamente de frente com seus carros e só sobreviveram por pura sorte. Muitos que tem a via respiratória fechada por detritos vão a óbito. O fato é que não se deve fazer esporte com qualquer objeto na boca. 
Boa parte dos acidentes envolvendo motociclistas se dá por que estes acreditam que todos no trânsito ouvem suas buzinadas e vão ter tempo para reagir apropriadamente. O primeiro erro é acreditar que você é o único que buzina ou faz barulho no meio do trânsito. O segundo erro de avaliação, principalmente com apitos, campainhas e outros, é que o isolamento acústico dos veículos modernos é cada dia melhor e com janela fechada o motorista pouco ouve do mundo externo. Se o rádio ou som estiverem ligados menos ainda. Cada dia mais e mais pessoas usam fone de ouvido, o que piora mais ainda a audição externa.
Mesmo em países onde houve uma cultura do apito esta foi abandonada pela pouca eficiência. Só em Roma vi uma policial organizando o trânsito no apito, mas o trânsito é muito menos barulhento que o nosso, brasileiro, e a policial fazia tantos gestos e movimentos que não dá para saber se o apito estava lá para ser ouvido ou para dar ritmo ao carnaval. 
Apitos talvez sejam eficientes com pedestres, mas este for o caso do uso do apito é melhor tomar umas aulas sobre civilidade: pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Ameaçar pedestres é crime. Mais ainda, é indecente, imoral.
Moda não tem nada a ver com segurança e muito menos com o bom pedalar. 
Tentei encontrar artigos sobre segurança no trânsito e apito e encontrei muitos achismos, besteiras favoráveis. Lembrando sempre>: acreditar em besteira é o maior perigo.
http://massbike.org/resourcesnew/bike-law/ MassBike / Bike Lawn - Massachusetts

Nenhum comentário:

Postar um comentário