sexta-feira, 2 de maio de 2014

peças em alumínio fundido

É muito bom que o pessoal esteja tirando a poeira de velhas bicicletas abandonadas, mas um detalhe em particular me preocupa, que são os avanços ou suportes de guidão feitos em alumínio fundido, principalmente os que foram fabricados aqui no Brasil. Muitas destas peças quebram sem aviso. Parecem resistentes, mas não são. O percentual de quebra sempre foi muito alto; portanto o perigo é grande. 
É muito comum a fabricação de peças em alumínio fundido para bicicletas, mas há uma diferença enorme na qualidade do material usado e na forma de fundi-lo para estas peças que me refiro aqui. 
Como sempre repito, infelizmente o que é vendido no Brasil, principalmente no mercado de bicicletas, nem sempre respeita as normas do mercado internacional, onde qualquer defeito é considerado uma falha grave para a segurança do ciclista, portanto inadmissível.  Infelizmente o brasileiro aceita como normal falhas mecânicas e até mesmo acidentes causados por estas. 
Então, muito cuidado com qualquer peça de bicicletas brasileiras fabricadas ou montadas nas décadas de 70, 80 e 90, em especial avanço ou suporte de guidão. Se não souber identificar passe numa bicicletaria e pergunte. Se a resposta for um nariz torcido troque imediatamente a peça. 

Um comentário: