quarta-feira, 28 de maio de 2014

parafusos e porcas de bicicleta anos 70 ou 80

Estou restaurando uma bicicleta brasileira da década de 70 e um dos parafusos está espanado. Fui comprar um novo e não consegui encontrar um igual. Porque?
VB.
-----------------------------------------------------------------------------------------
VB, bom dia. 
Hoje em dia é obrigatório o uso de padrão métrico. Naquela época valia métrico e polegadas e os fabricantes podiam escolher o que bem entendessem, desde que respeitando o projeto. O parafuso que você está procurando provavelmente é polegada, mas pode ser algo semelhante, o que com certa frequência acontecia. A qualidade dos parafusos era ruim, algumas vezes péssima. O grau de precisão era baixo e material empregado fraco, para dizer o mínimo. É muito fácil espanar ou mesmo partir um parafuso destes. Não é difícil que o parafuso não dê o aperto correto e tenha que ser constantemente reapertado. Eu tive que aprender a apertar delicadamente nesta época, o que me vale até hoje.
Para se ter ideia da bagunça, conto uma de minhas histórias de vida. Data: aproximadamente 1982. Na rua Horácio Lafer, quase esquina com a rua Clodomiro Amazonas, tinha uma grande casa de parafusos e ferragens. Um dia estou no balcão esperando os parafusos que havia pedido e entra um dos diretores da Caloi, quem eu conhecia bem, e pede um determinado parafuso. Achei estranho por que ele fez que não me viu. O atendente disse que aquele parafuso ele não tinha. "E o que você tem parecido?" "Só em rosca grossa em polegada", respondeu o atendente. Até ai tudo bem. Para meu espanto o diretor pediu todo estoque de parafusos da loja, mesmo sendo uma medida completamente diferente da desejada. Descobri depois que por um problema de entrega do fornecedor de parafusos a fábrica teve comprar o que estava disponível no mercado, o que até pode acontecer, em princípio não tem nada de anormal. Vira problema quando há mudança da especificação de projeto, principalmente quando o parafuso tem uma função importante para a segurança da bicicleta. O trabalho mecânico de milímetro e polegada quando há carga e vibrações é completamente diferente, quase antagônico. Mas assim que eram fabricadas quase todas as bicicletas das décadas de 70 e 80, a pior fase de qualidade da bicicleta.

Para terminar; quando se trabalha numa bicicleta destas é bom usar uma chave inglesa de boa qualidade por que as porcas nunca vão casar perfeitamente com as chaves fixas. Tipo assim: a 14 mm vai casar bem num lado da porca e vai sobrar noutro. O parafuso 3/4 não é bem 3/4, mas algo próximo ao 5/8... E assim vai. Com a chave inglesa dá para ajustar até encostar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário