segunda-feira, 12 de maio de 2014

aro torto no estacionamento

Deixei minha bicicleta e de meu filho encostadas na parede do estacionamento. Quando voltamos o meu aro dianteiro e o aro traseiro da bicicleta de meu filho estavam tortos. Nosso domingo acabou. Tive que voltar carregando no ombro as duas bicicletas. Tinha alguma forma de desentorta-las? W.

W.: É possível melhorar a situação e continuar pedalando. Tire a roda torta. Encha o pneu de forma que fique bem duro, mas dentro da calibragem permitida. Encontre o ponto central da deformação da roda e marque-o. Ache um poste, de preferência dos de concreto, que tem diâmetro grande. Se encontrar uma caixa de papelão use-a para não arranhar aro, raios e eixo. Encoste o pneu no poste no ponto de maior deformação do aro. Empurre o aro/pneu pelas pontas contra o poste e vá aumentado a força até o aro voltar à posição. Coloque pressão aos poucos por que a resistência varia de aro para aro. Aros mais simples são muito moles e se você for com raiva ele vai dobrar pro outro lado. Aros de dupla parede são bem mais resistentes e difíceis de voltar à posição original. 

Bicicletas mais caras, principalmente as com freio a disco, tem aros de parede dupla, muito duros, resistentes. Se a deformação foi maior que 2 cm recomendo a troca do aro por um novo. Mesmo que se consiga centrar o aro as tensões dos raios nunca mais ficarão bem distribuídos, o que fará com que a roda seja propensa a sempre quebrar raios.

E lembre-se de não parar as bicicletas numa parede onde estacionam carros de ré. Felizmente você não perdeu os dois quadros ou garfos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário