sexta-feira, 2 de maio de 2014

bagageiro dianteiro ou traseiro

Estive com Antonio Olinto, que deu a volta ao mundo pedalando, e ele contou que não usa mais o bagageiro dianteiro. Faz suas viagens só com o traseiro. Estávamos no meio de um evento e não deu para esticar a conversa, já que quem o vê para para cumprimentar ou conversar. Antonio Olinto é uma fonte de conhecimento e simpatia, aberto a todos, e para saber o porque desta opção só se for trancado dentro de casa; ou talvez no site dele e da Rafaela, http://www.olinto.com.br/, a sua também simpaticíssima companheira.
Equilíbrio da bicicleta:
A regra básica diz que o equilíbrio ideal da bicicleta se faz com 45% do peso na roda dianteira e 55% na traseira. Dependendo da finalidade e uso da bicicleta e de sua geometria estes números podem variar um pouco. 
Uma bicicleta com uma frente muito leve costuma sair muito de frente. Muito peso sobre a roda dianteira gera perda de tração na traseira.
Quando a bicicleta recebe carga, pesos extras ao do conjunto quadro\ciclista, a coisa muda, principalmente quando se fala em cicloturismo. Numa viagem longa é necessário preservar quadro, garfo e peças. Distribuir bem os pesos não é das tarefas mais fáceis por que geralmente é mais fácil acomodar os volumes na traseira da bicicleta. A frente tem o sistema de direção, guidão, garfo e caixa de direção, que é o conjunto mais delicado, que requer mais cuidados numa bicicleta. Quebrou qualquer coisa na frente da bicicleta o tombo costuma ser feio, quando não horrível.
Garfos especiais com suportes e bagageiros dianteiros de qualidade e bem desenhados são muito difíceis de conseguir. Instalar um bagageiro dianteiro qualquer num garfo convencional funciona bem para carregar pequenas compras, pouco peso, e em distâncias curtas percorridas num pavimento de boa qualidade; mas não para longas distâncias, volumes pesados e qualquer terreno. Se bem que Antônio Olinto deu a volta ao mundo numa bicicleta praticamente básica... Enfim, dá para fazer, mas não é o ideal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário