quarta-feira, 9 de outubro de 2013

manetes para V brake

Mensagem: Porque os manetes de freio para catilever não funcionam bem com os V brakes ou freios ferradura?
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Bom dia.  
Manetes são projetados especificamente para a geometria do freio que será acionado. Cada sistema de freio tem um curso e força de acionamento, e uma potencia de frenagem ideal, que muda conforme o tipo de sistema. O que é mais fácil notar é que há uma diferença no posicionamento do eixo que articula a alavanca do manete (onde colocamos os dedos) no suporte que é fixada no guidão.

Manetes de freio para um mesmo sistema podem ter alguma diferença, uns fazem a frenagem mais graduável, outros mais duros, ou até uma pequena diferença no curso de acionamento, mais longo ou curto; ao gosto do freguês.

Cada sistema de freio tem suas qualidades e defeitos. É lógico que um manete mais sofisticado pode fazer alguma diferença, mas o melhor resultado possível geralmente se dá com a regulagem apropriada de todo o sistema, principalmente qualidade, especificações, posição e ângulo das sapatas. Como disse em outra matéria, as especificações do aro tem que casar com as do freio e sapatas, ou do disco com as pastilhas.
Cantilever, em particular, permite uma grande variação de ajustes em todo o conjunto de peças do freio e cabos, o que faz variar muito a performance da frenagem. Para cantilever existiram manetes com regulagem fina, uma finesse perdida no tempo

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