quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Superpedestrian - pedal assistido

É interessante como estão surgindo ideias novas, conceitos diferentes, para a bicicleta urbana e bicicletas assistidas por motor elétrico. A Superpedestrian, bicicleta assistida que é apresentada neste artigo do NY Times, é mais uma novidade, desta vez com sensores que entendem o pedalar do ciclista e entram em ação para fazer que a sensação da subida seja exatamente a mesma de pedalar no plano.
http://bits.blogs.nytimes.com/2013/10/21/start-up-literally-reinvents-the-bicycle-wheel/?_r=0
http://superpedestrian.com/
O problema para estas bicicletas assistidas é a diminuição de peso, mas isto vai demorar, se um dia for solucionado. É lógico que se pode pagar para ter uma bicicleta mais leve e sofisticada, mas bota dinheiro ai!

http://www.electricbike.com/specialized_turbo/
Faz muito tempo, talvez uns 20 anos, uma universidade americana estava desenvolvendo para a Specialized uma bicicleta, a "Zero", que não tinha bateria. O ciclista pedalava o gerador instalado no movimento central para criar energia, que fazia girar um motor elétrico e só este impulsionava a bicicleta. A força do ciclista não era transmitida para a roda, mas para o gerador. Nunca mais ouvi falar do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário