quinta-feira, 24 de outubro de 2013

26, 27.5, 700, 28, 29?


Nome: E
Mensagem: 26, 27.5, 700, 28, 29? É confuso
----------------------------------------------------------------------------
E, boa noite
É uma confusão danada. O que me parece é que acima de qualquer coisa é jogada de marketing.

A uniformização do tamanho de rodagem se deve a uniformização do tamanho dos tubos usados para fabricar garfos e forquilhas traseiras que com a padronização ficam mais baratos. O mesmo raciocínio vale para o diâmetro dos aros e pneus (e tudo mais). Algumas medidas foram desaparecendo do mercado, como as rodas 28 originais que eram bem maiores que as 28 1.5/8, que são nada mais nada menos que as 700C das híbridas de hoje.

A 29 quebra um pouco esta regra por que os tubos são um pouco mais longos. Mas deve compensar nas vendas. As 26, 27, 27.5, e 700 usam praticamente o mesmo comprimento de tubos no quadro e garfo.

Estive fora e vi uma 32 básica e sem marcha, bicho estranho, mas que me deu uma coceira louca de pedalar (foto anexa). Provavelmente no mercado não deve ir bem por diversas razões, até que se faça um marketing agressivíssimo, o que é mais fácil com o mercado de bicicletas sofisticadas.

No fim das contas estas medidas exóticas de rodas e os tubos hidroformes que estão sendo usados aponta que o setor internacional não vai tão bem quanto parece, pelo menos os das bicicletas sofisticadas. Quando se precisa colocar mico de circo vestido de smoking sobre um cavalo branco com penachos na cabeça para chamar atenção é que o show está esfriando. É lógico que há diferença na dirigibilidade, mas pode ficar certo que não é só isto.

Olha as tabelas do Sheldon Brown e vai entender o tamanho da confusão:
http://sheldonbrown.com/tyre-sizing.html#decimal

Nenhum comentário:

Postar um comentário