segunda-feira, 7 de outubro de 2013

encher pneu com bomba de mão

É preciso tomar certos cuidados ao encher um pneu com bomba de mão. O primeiro é verificar se o bico da câmara está corretamente alinhada com o aro. Tem que estar na vertical, exatamente 90 graus do aro. Se estiver inclinada é necessário esvaziar a câmara até o ponto que o pneu solte do aro para conseguir desliza-lo no próprio aro. Deslizando em um sentido o bico da câmara ficará na posição correta, ou seja, na vertical, apontando para o eixo da roda, em paralelo com os raios. Quando o bico da câmara estiver na posição correta puxe com a mão e ele deslizará completamente para fora do aro. Caso o bico fique enroscado para dentro do aro é recomendável soltar um lado do pneu para verificar porque isto acontece. Há uma possibilidade de a câmara estar torta ou enrolada dentro do pneu, o que causa furos ou cortes.

Válvula Schrader, conhecida como bico grosso, é a mesma usada em carros. Válvula Presta, ou bico fino, é típico de aro ou pneu fino. Toda bomba de qualidade tem duas posições de borracha, uma para bico grosso e outra para bico fino. Para trocar a posição da borracha solte a tampa da borracha, puxe a borracha para fora. Embaixo da borracha há uma peça de plástico que deve ser retirada da bomba de ar. Inverta esta a posição da peça de plástico, coloque-a de volta na bomba de ar, coloque a borracha também invertida, e rosqueie até o fim a tampa da borracha.
É importante que o bico da câmara entre completamente na borracha da bomba de ar.  Eu costumo colocar saliva na borracha da bomba de ar para facilitar o escorregamento. Segure a ponta bomba de ar próximo ao bico da câmara de forma a apoiar a bomba, ou seus dedos, nos aros. É importante que o bico se movimente o mínimo possível enquanto você esteja bombeando.

Válvula de bico grosso escorrega para dentro do aro quando a câmara está vazia. Dependendo do tipo de bomba usada é necessário segurar a válvula com um dedo para evitar que ela entre no aro nas primeiras bombadas. Válvulas Presta, bico fino, tem uma pequena porca no bico que impede que entre no aro. As válvulas Presta tem uma pequena tampa rosqueada sobre válvula que deve ser aberta, desaparafusada, antes de bombear. Ela é parte fixa da válvula e deve ser cuidadosamente encaixada na borracha da bomba de ar. Depois de bombear não esqueça de rosquear esta tampa.
 

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