segunda-feira, 7 de outubro de 2013

encher pneu com bomba de mão

É preciso tomar certos cuidados ao encher um pneu com bomba de mão. O primeiro é verificar se o bico da câmara está corretamente alinhada com o aro. Tem que estar na vertical, exatamente 90 graus do aro. Se estiver inclinada é necessário esvaziar a câmara até o ponto que o pneu solte do aro para conseguir desliza-lo no próprio aro. Deslizando em um sentido o bico da câmara ficará na posição correta, ou seja, na vertical, apontando para o eixo da roda, em paralelo com os raios. Quando o bico da câmara estiver na posição correta puxe com a mão e ele deslizará completamente para fora do aro. Caso o bico fique enroscado para dentro do aro é recomendável soltar um lado do pneu para verificar porque isto acontece. Há uma possibilidade de a câmara estar torta ou enrolada dentro do pneu, o que causa furos ou cortes.

Válvula Schrader, conhecida como bico grosso, é a mesma usada em carros. Válvula Presta, ou bico fino, é típico de aro ou pneu fino. Toda bomba de qualidade tem duas posições da borracha que está dentro do bico, uma para para válvula grossa e outra para válvula fina. 
Para inverter a posição da borracha solte a tampa do bico da bomba, puxe a borracha para fora com calma e sem fazer força que sai mais fácil. Embaixo da borracha há uma peça de plástico que deve ser retirada da bomba de ar. Inverta a posição da peça de plástico, coloque-a de volta na bomba de ar, coloque a borracha também invertida, e rosqueie até o fim a tampa da borracha. 
É importante que o bico da câmara entre completamente na borracha da bomba de ar. Eu costumo colocar saliva na borracha da bomba de ar para facilitar o escorregamento. Segure a ponta da bomba de ar próximo ao bico da câmara de forma a apoiar a bomba com seus dedos nos aros e manter a válvula na posição correta. É importante que o bico se movimente o mínimo possível enquanto você esteja bombeando.

Válvula de bico grosso escorrega para dentro do aro quando a câmara está vazia. Dependendo do tipo de bomba usada é necessário segurar a válvula com um dedo para evitar que ela entre no aro nas primeiras bombadas. Válvulas Presta, bico fino, têm uma pequena porca no bico que impede que entre no aro e também têm uma pequena tampa rosqueada sobre válvula que deve ser aberta, desaparafusada, antes de bombear. Ela é parte fixa da válvula e deve ser cuidadosamente encaixada na borracha da bomba de ar. Depois de bombear não esqueça de rosquear esta tampa para manter o pneu cheio.
 

2 comentários:

  1. Obrigada pelo detalhe e precisão nas explicações.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, foi extremamente útil! Muito obrigada. Comprei uma bomba e não veio manual. Como sou inexperiente nesses assuntos de bicicleta, estava apanhando para utilizá-la. Muito obrigada, agora vou poder dar minhas voltas sem depender do posto.

    ResponderExcluir