quarta-feira, 26 de junho de 2013

Regular corretamente farol e lanterna

Infelizmente a maioria dos ciclistas tem seu farol e lanterna desregulado, o que diminui muito a eficiência destes importantíssimos equipamentos de segurança. Estar bem visível à noite é diminuir muito a possibilidade de sofrer acidente à noite.

O simples fato de ter bons e bem regulados refletores já faz uma enorme diferença, como provou o trabalho realizado pelos funcionários da Rodovia Ayrton Senna na altura de Guarulhos. Para praticamente zerar os constantes acidentes noturnos eles colaram pequenos refletores nos quadros das bicicletas que por ali passava. O ideal é associar refletores com farol e lanterna que tenham iluminação correta.
A forma de regular farol e lanterna de uma bicicleta é exatamente a mesma usada em qualquer veículo. O foco da luz do farol deve estar voltada para baixo da linha de 1 metro de altura do solo. Nunca pode bater diretamente nos olhos dos motoristas, motociclistas e em principalmente ciclistas. Hoje a maioria dos faróis e lanternas é fabricado com emissor de luz ‘led’, que tem uma luz focada muito forte, que baixa muito a capacidade de enxergar ou até mesmo sega.

Triste é ver que muitos ciclistas parecem não ter outra preocupação que não seja a própria. É muito desagradável, até assustador, vir pedalando e cruzar com ciclistas que vem com o farol dianteiro posicionado para cima e, pior, piscando. Ter qualquer pisca-pisca ligado quando em movimento não é recomendável em qualquer veículo, até na bicicleta. Aumenta o risco de acidente.
Inteligente é ter farol e lanterna com boa luminosidade, luz constante, bem posicionada, facilmente visível pelos outros, para posiciona-lo claramente no meio do trânsito e, principalmente, que não confunda ou ofusque os demais condutores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário