domingo, 2 de junho de 2013

Alinhamento do suporte do câmbio traseiro


Meu câmbio está funcionando estranho. Não consigo ajustar as marchas. Tudo começou depois que ela caiu de lado. O que devo fazer? Tenho que trocar por câmbio melhor? Gosto da bicicleta perfeita.
 
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Mesmo os mais cuidadosos ciclistas esquecem que uma pequena queda, mesmo que seja da bicicleta parada, pode desalinhar a gancheira traseira.
Olhe o alinhamento do câmbio traseiro de sua bicicleta. Abaixe a cabeça até conseguir comparar a posição do câmbio com o alinhamento das coroas do pedivela. Não pode haver diferença sensível. Olhe o câmbio de cima para baixo e compare com o alinhamento da relação traseira. Ai o alinhamento tem que ser perfeito, zero diferença.
Os dois alinhamentos da gancheira, vertical e horizontal, precisam estar perfeitos para o câmbio e todo sistema de troca de marchas funcione corretamente. Se a troca de marcha está estranha ou a corrente está caindo entre a relação e os aros, provavelmente o suporte está fora de posição.

O alinhamento pode se realizado de várias formas, mas a mais simples e apropriada é através de uma ferramenta comparadora próprio, que é uma barra giratória que tem na ponta uma pequena haste compradora. Esta ferramenta é fixada por parafuso no suporte da gancheira do câmbio. Quando girada mostra a diferença, se houver, em relação ao aro da roda traseira. O correto é fazer a medição girando a ferramenta comparativa junto com a roda e mantendo como referência a parede do aro no ponto onde está o bico da válvula.
Há três tipos de suporte para câmbio, a que vem junto o câmbio traseiro, típica de bicicletas muito baratas; o suporte integrada com a gancheira; e a removível, hoje padrão em bicicletas mais sofisticadas.
Suporte de câmbio removível é fabricado em alumínio que normalmente tem baixa plasticidade. É difícil entortar, mas se entortou muito é provável que quebre antes de voltar para a posição. A única forma de tentar reutilizá-lo é soltá-lo do quadro, deitá-lo numa superfície plana de material duro e bater com um martelo, como se fosse uma forja. Pequenas diferenças voltam usando o comparador.
Câmbio traseiro que vem com suporte é caso a parte, por que é bem difícil fazê-lo voltar para a posição correta. Como estes câmbios costumam ser bem baratos, o melhor é trocar toda a peça.

Para maiores detalhes dê uma olhada na página da Escola de Bicicleta - http://escoladebicicleta.com.br/mecanicapratica7.html

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