domingo, 9 de junho de 2013

Pedalar clipado

Pedais com clipe são mais seguros? Na maioria da situações não. Pedais com clipe melhoram o pedalar? Para a imensa maioria dos ciclistas não. Porque as bicicletarias recomendam tanto pedal de clipe? Por inúmeras razões, mas uma em especial: a venda de um pedal de clipe mais as sapatilhas é um lucro certo. A margem da venda de uma bicicleta é uma, desta mesma bicicleta completa, com todos apetrechos, incluindo pedais e sapatilhas é outra, muito, mas muito mais lucrativa.

A maioria das bicicletarias, pelo que se vê, parece não ter qualquer outra preocupação que não seja sua própria sobrevivência. Se o cliente pagar leva, não importa o que vai dar depois. Não é mais problema deles. Não é? Não é?

Sou contra pedal clipado fora do uso esportivo. Até dentro do esporte, dependendo que quem vá usar, tenho restrições ao seu uso. Aprende a girar primeiro. Aliás, antes de mais nada, aprende a parar corretamente; depois a girar, e então, só então, vai para o clipe correto, caso necessário.

BMX! Aprenda a girar (os pedais) com as técnicas do BMX clássico. Aprenda a girar (os pedais) com os pés soltos no pedal. Eduque sua musculatura a fazer o círculo (do giro dos pedais). Mesmo com os pés soltos é possível colocar força nos pedais em praticamente ¾ do giro.  O giro fica redondo, sem trancos, macio. Acelera e mantém (o pedalar) melhor. BMX é a escola, para tudo, para todas as modalidades.

Se não souber pedalar o pedal clipe vai servir bem para esnobar os incautos de boa fé; e nada mais.

Se o clipe for honestamente e absolutamente necessário, só os use se souber parar corretamente a bicicleta com pedais normais: primeiro para, com os pés nos pedais, e só então tirar os pés dos pedais e apoia no chão. O próximo passo é aprender a soltar a sapatilha do clipe com precisão, o que se faz aos poucos, de preferência com a pressão da mola baixa. Nunca olhe para a bicicleta, menos ainda para os pedais. Treine primeiro parado, depois pedalando em situações muito tranquilas e absolutamente previsíveis. Só então, completamente dominado o destrava e trava, é que se deve colocar a pressão normal na mola do clipe.

Firma pé? Melhor não. Para que?

Não há qualquer vergonha em pedalar com pedais normais. Mas é ridículo cair feito figo podre porque está clipado. Mais ridículo ainda é contar para os amigos que se machucou por que não conseguiu soltar o clipe.

Entre a técnica e o ridículo eu fico, sem sombra de dúvida, com a finesse da técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário