sexta-feira, 14 de junho de 2013

Selim que muda de altura

NOME: W
Mensagem: Meu selim não para no lugar. Por mais que aperte desce. Colocar um calço funciona?


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W
boa tarde

As duas razões mais comuns para o canote de selim não parar, mesmo com o grampo de canote de selim bem apertado, são o uso de um canote de selim com medida (diâmetro) menor do que o correto; ou, pior, bicicleta fabricada com material de baixa qualidade que não segura o aperto.
Bicicletas de qualidade padrão internacional costumam ter o tubo de selim torneado por dentro em uma medida padrão que se encaixa perfeitamente com alguma medida disponível de canote de selim. Nestas bicicletas o tubo de selim costuma ser em material de boa elasticidade e para manter constante o diâmetro na área do grampo de canote, mesmo depois do aperta e solta. O grampo, onde está a blocagem ou parafuso, normalmente é em alumínio, de encaixe perfeito no tubo de selim, o que faz com que o encosto do tubo de selim no canote seja completo e perfeito na área do grampo. A tolerância deste sistema provavelmente não passa de um ou dois décimos (quando muito). Mesmo quando o canote está solto praticamente não há jogo.
Solte o grampo de canote, chacoalhe o canote para ver se há jogo. Se for grande, vá a uma boa bicicletaria e troque o canote por um na medida certa. Se não houver jogo... que tal uma gota de óleo na blocagem?


Bicicletas de baixa qualidade no Brasil, as bem baratinhas, custam o que custam por que a qualidade do material empregado é bem baixa e a imprecisão alta. É fácil identificar uma pelo diâmetro do canote de selim, normalmente um tubinho fino duvidosamente cromado. O grampo de selim desta 1,99 costuma ser em aço estampado, o que sempre gera pontas. Como o tubo de selim também é em aço mole quando se dá aperto no grampo o canote de selim acaba mordido pelas pontas. Dai ser comum canote torto para trás. Ou é difícil de subir e descer o selim. Este é um problema comum à baixa qualidade.
Outro problema é que nestas bicicletas brasileiras de 1,99 o grau de imprecisão é muito alto e é comum que com o grampo completamente apertado o canote de selim não pare. Desce mesmo. Colocar um calço funciona nestes casos? Pode ser, mas uma bicicleta que é tão ruim que precisa de calço não merece ser pedalada. Provavelmente os problemas dela não param por ai. Provavelmente é perigosa, vai machucar.
Acontece o mesmo com bicicletas baratinhas vendidas no mercado internacional? Não! Nem pensar. As bicicletas do mesmo valor das brasileiras vendidas em supermercados e magazines dos Estados Unidos são pesadas, funcionam e duram. Se apresentarem um problema destes o fabricante estará fodido – literalmente!
 

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