segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Caloi Ceci, uma breve história

Nome: Ceci
Mensagem: gostaria de saber quem nasceu primeiro, eu ou a Caloi Ceci. Abraço.
-----------------------------------------------------------------
Ceci
boa tarde

A Ceci foi lançada em 1972 e na sua primeira série tinha rodas 27, iguais a da Caloi 10, lançada um ano antes. No ano seguinte, 1973, as rodas foram mudadas para 26 3/8, de diâmetro menor, fazendo a bicicleta mais baixa, o que atendeu ao público feminino brasileiro. O modelo foi durante bom tempo um dos objetos de desejo feminino moderna de então. A Ceci recebeu importante prêmio internacional de desenho industrial e chegou a ser vendida no mercado inglês. A partir de 1977 (ou 1978) o modelo recebe guidão mais alto e novos pára-lamas, o que inicia uma série de pequenas mudanças. No início dos anos 90 o modelo sofre modificações no desenho do quadro e tem as rodas mudadas por aro 26, o mesmo das mountain bikes, o que praticamente tira as características originais do projeto. Era o início do fim de um dos modelos mais festejados do país.
Vale lembrar que a Ceci foi durante muitos anos o símbolo do Passeio Ciclístico da Primavera, criado pelo Secretário de Esportes e Turismo do Município de São Paulo, Caio Pompeu de Toledo. O evento, o maior do país então, chegou a reunir nas avenidas em volta e próximas ao Parque Ibirapuera, São Paulo, mais de meio milhão de ciclistas numa manha de domingo, início de primavera.

A Caloi Brasil, por razão que desconheço, através da responsável pelo acervo de bicicletas de museu, afirma que o modelo surgiu bem mais tarde. Não tenho dúvida sobre início de produção, em 1972, já que o Museu de Bicicletas de Joinville tem documentação que prova o fato.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
http://www.escoladebicicleta.com.br/

9 comentários:

  1. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS

    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
    ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
    CALOI

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=caloi&IDCategoria=504

    ESPORTE E SAÚDE

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=504

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações sobre a Ceci, minha mãe teve uma das primeiras.
    No momento estou reformando uma para minha esposa.
    Fiz diversas bicicletas de bambú e estou reformando a melhor delas.
    Vou mandar convite no face.

    ResponderExcluir
  3. Que legal essas informações. Sabe dizer até quando produziram a Ceci?

    ResponderExcluir
  4. Amigo boa noite. Adquiri uma Ceci bem antiga. Poderia me ajudar na identificação do ano? Mando fotos. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm tenho dessa bicicleta caloi ceci amo á minha são muito levinhas para andar melhor bicicleta 😍👏 me adiciona no face Adriana Cristina Ccb

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Depois de algum tempo, consegui comprar uma, ontem. Parece ser após 1980, e antes de 1985, pois ainda é chaveta, e o protetor de corrente é um disco inóx. Mas o freio traseiro já é encima, ao contrário das primeiras, embaixo do quadro. Mas o mais importante era ser movimento central 40 mm, ao invés de pedivela monobloco. Agora vou raspar e lixar, pintar de preto, para contrastar com os cromados, e garimpar as peça mais nobres que o modelo teve, que são de antes de 1980. Vou adaptar o freio por baixo do quadro, pois fica bem mais elegante! E quero conseguir o avanço/mesa original do modelo anterior a 80, preto, inclinado á frente, de ferro, que vinha nas Caloi 10 mais simples. e um cambio traseiro com alavanca de trocas da Dimosil ou Santour, as marcas originas, que combinam muito com o estilo elegante da bici.

    ResponderExcluir