segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"Calçadas foram feitas para uso dos pedestres!".

Data: Domingo, 2 de outubro de 2011 às 17:25:26
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Nome: Eléia
soube: Programa TV - ALESP
Mensagem: Boa Tarde!
Tenho visto inúmeras reportagens sobre o uso de bicicletas em São Paulo. Aplaudo todas as ações para protegermos o meio ambiente, principalmente numa cidade complicada e poluída como São Paulo.
No entanto, tenho uma crítica a fazer: os ciclistas estão saindo das avenidas e andando sobre as calçadas em velocidades absurdamente irresponsáveis.
Assim, os pedestres agora, além de correrem perigo pelos "loucos" motoristas dos carros, têm também que se cuidarem para não serem atropelados pelos ciclistas.
Vocês deveriam também fazer uma campanha:
"Calçadas foram feitas para uso dos pedestres!".
Atenciosamente,
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Eléia
bom dia

Estes e outros fatos infelizmente têm acontecido e infelizmente é muito difícil controlar. Eu, Arturo Alcorta, e nós, equipe Escola de Bicicleta, fazemos pressão em vários setores da sociedade, entre ciclistas, departamentos de trânsito e Poder Legislativo, jornais, entrevistas, no sentido que o uso da bicicleta seja organizado e civilizado.
Minha primeira ação no sentido de controlar o uso inapropriado da bicicleta, como na lei apresentada à Câmara dos Vereadores, lá pelos anos 80, que estabelecia mudanças nas bicicletas de carga e para trabalho (entregas) e a obrigatoriedade de fixação de placa com telefone do responsável pelo veículo, regulamentava sua condução; dentre outras.

Considero que o crescimento do uso da bicicleta está desordenado e se não continuar neste abandono pelas autoridades tende a piorar, infelizmente. Aliás, como tudo. Consideramos (ai posso falar em nome da equipe) que a solução passa também, mas não só, pela educação ou punição do ciclista, com a que concordamos. A Escola de Bicicleta é legalista por princípio.

A Escola de Bicicleta tem sido convidada para dar várias palestras e participar de congressos onde fazemos questão de citar que "a solução da violência em nosso país passa pela reestruturação de nossas cidades, por uma cidade voltada à vida, e que a principal meta desta transformação deve ser o respeito a pedestres, deficientes físicos e de mobilidade (grávidas, crianças, idosos...)... Neste contexto a bicicleta é só um fator a mais na construção de um futuro mais digno, confortável e seguro para todos"

No caso destes ciclistas ou de qualquer cidadão mal educado cabe a nós repreender quando possível e acionar a lei. Como as duas ações estão cada dia mais difícil de realizar, fica a recomendação de que exerça pressão sobre o Poder Público através de protestos publicados em qualquer mídia. É uma ação que tem se mostrado eficiente

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br


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