segunda-feira, 30 de maio de 2011

aprender a pedalar

Nome: C
Idade: 54 anos
Mensagem: Muito obrigado por existir este site.
Creio que um dia irei aprender a pedalar. Necessito urgente aprender e meu esposo diz que não aprendo mais. Na minha infância meu pai não me deixou e por teimosia apanhei muito. Já tentei, mas aquela imagem eu não consigo tirar da minha cabeça. Fiquei com trauma. Me ajudem.
Trabalho numa área extensa demais para ir a pé. Uma bicicleta vai me ajudar demais.
-----------------------------------------------------------------
C
bom dia
Histórias como a sua são muito comuns. Há muita mulher que os pais ou a família não permitiu pedalar.
Nunca peguei alguém que, com a técnica correta, não tenha conseguido sair pedalando. Pode demorar um pouco mais, mas todos saem.
A questão é simples: quem faz o equilíbrio é a bicicleta - lei de física pura. É só acalmar o ciclista, fazer ele não parar de lutar contra a bicicleta, que ele vai embora. Para acalmar a questão é diminuir a ansiedade. Com ansiedade o corpo trava. Ansiedade está muito relacionada com medo. Para diminuir o medo inicial é crucial que o ciclista consiga apoiar os pés por completo no chão. Também é crucial saber parar a bicicleta de maneira correta, ou seja: primeiro pára a bicicleta e depois coloca os pés no chão. Ela não cai - é física pura - dá tempo de colocar os pés no chão com tranqüilidade.
Nós temos uma página "aprender a pedalar" - http://www.escoladebicicleta.com.br/souiniciante.html que dá as orientações. Dá uma lida e se tiver dúvidas escreve. Estou copiando Teresa D'Aprile que também vai ajudar. Infelizmente estou em São Paulo e não posso ensiná-la.
 Você precisa de uma bicicleta baixa que permita apoiar seus pés no chão.
 PS.: bicicleta não anda em linha reta. Não segura o guidão com força. Aliás, segura o guidão bem leve, sem fazer qualquer força. Deixa teu corpo o mais mole possível. Deixa a bicicleta variar um pouco. Se você se equilibrar em linha reta acabará fazendo curvas
 Escreva se precisar
 Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário