segunda-feira, 23 de maio de 2011

Capítulo 21 - acessórios: onde estão o farol e farolete

Nome: K V
Cidade: Porto Alegre
UF: RS
Mensagem: Galera,
O capítulo 21 do site (Escola de Bicicleta) está essencialmente incompleto. Ele não recomenda o uso de faróis dianteiro e traseiro na bicicleta e isso é o mais essencial. A maior parte das mortes acontece à noite e tem como causa o ciclista estar invisível para motoristas.
Mesmo que a lei não exija, precisamos ir além e respeitar o bom senso. O melhor a fazer é usar pisca-pisca até mesmo em bikes de corrida. Sites formadores de opinião, como o Escola de Bicicleta, tem a obrigação de informar sobre isso.
[]çs - K
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K
boa tarde
Desculpe a demora na resposta. Estávamos em manutenção
Muitíssimo obrigado pela observação. Você está absolutamente correto. A correção deve ser feita dentro de uma ou duas semanas, dependendo da volta das férias de nossa webmaster.
Segue o complemento do texto original do Capítulo 21, “acessórios”.  Ainda passará pela revisão normal a qualquer texto
do site:
Refletores
Os refletores são de extrema importância para sua segurança, portanto devem ter a melhor qualidade possível, tanto o refletor em si quanto seu suporte. Mesmo em bicicletas de competição é possível e recomendável ter área refletiva sem adicionar peso, o que pode ser conseguido através de adesivos especiais.
novo texto:
Lanterna e farolete
Lanterna e farolete só não são mais importantes que um jogo de bons refletores porque o ciclista pode esquecer de acendê-los, acabar a bateria ou queimar uma lâmpada.
Hoje há uma série de opções no mercado. Infelizmente aqui no Brasil ainda é difícil encontrar  os que são acionados por dínamo, principalmente os que têm dínamo embutido no cubo da roda dianteira, tecnologia que segura menos a bicicleta do que o dínamo de pneu. Há uma nova geração de sistemas de iluminação para bicicletas acionada por dínamo que guarda energia e mantém a iluminação por um tempo depois que a bicicleta está parada, o que aumenta muito a segurança. Dos modelos a pilha é muito importante que a opção seja pelos da melhor qualidade possível porque gastam menos energia e são mais resistentes. Os mais baratos costumam ser muito frágeis e gastam mais energia, portanto são menos seguros e ambientalmente incorretos.
Há uma série de opções de função para lanternas e faróis. Para lanternas traseiras não é necessário mais que duas opções: luz fixa ou pisca-pisca, sendo que o pisca-pisca serve para trânsito mais intenso.
A principal razão da iluminação dianteira numa bicicleta é posicionar o ciclista no trânsito. Faroletes brancos de luz fixa cumprem bem o serviço. Faróis para bicicleta usam muita energia, necessitam de muitas pilhas, portanto são pesados. São mais recomendáveis para viagens ou competições em locais sem qualquer iluminação pública. Faroletes ou faróis pisca-pisca mais atrapalha do que ajuda na segurança do ciclista porque não raro ofusca a visão de motoristas, motociclistas e também de outros ciclistas.
É importante verificar a compatibilidade do sistema de fixação da lanterna / farolete com a bicicleta. Não adianta nada ter uma boa lanterna escondida atrás da roda ou do bagageiro, por exemplo. A luz gerada deve estar livre de interferências e completamente visível pelo trânsito.
Dica: refletores devem ser fixados o mais em baixo possível para ser “pego” pelo farol dos carros e motos. Uso refletor importado aparafusado na gancheira traseira esquerda e adesivos colados nas duas pernas do garfo próximo ao eixo da roda; o que faz com que o conjunto seja visto a mais distância.
Lanternas, que tem luz própria, devem ser instaladas na parte mais alta da bicicleta, no canote, logo abaixo do selim. Não faz mal para ninguém ter uma segunda unidade menor no capacete ou mochila.
Faroletes podem ser fixados no guidão ou com uma pequena adaptação na ferradura da suspensão. O facho de luz não deve ser regulado de forma a apontar para o olho dos motoristas

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