quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedalar para o trabalho sem suor


Nome: A B
Idade: 38
Cidade: SP
UF: SP
Mensagem:  Trabalho perto de casa (4 km) e gostaria de ir pedalando por esse trajeto. Acredito que uma mountain bike sirva, mas quero saber se existe bicicleta mais leve. Não posso chegar todo suado no trabalho.
-----------------------------------------------------------------
A
bom dia

A questão de chegar suado depende muito mais da adaptação de seu corpo ao pedalar, da prática de usar a bicicleta com sabedoria e também do tipo de bicicleta que você irá usar. Com uma bicicleta tipo mountain bike provavelmente você será instigado a pedalar mais forte. Quando se pedala uma bicicleta mais em pé, que é um pouco mais lenta que as mountain bike, a tendência é ir com mais calma. Isto é fato. O interessante é que os nova-iorquinos estão descobrindo isto agora. Ir para o trabalho pedalando e não chegar suado está muito relacionado com o espírito que a bicicleta impõe ao ciclista. Em NY descobriram o espírito das bicicletas holandesas: ir mais devagar, com calma, curtindo a paisagem. E é mais fácil ver o trânsito.

O que você procura é o que é chamado de linha “urbana” ou “urban bike”.
Sugiro você dar uma olhada em dois modelos: Caloi Sport Confort 17 (a 19 é muito grande para você) e a Soul Copenhague 17, ambas com rodas 26. A Soul tem uma híbrida (rodas 700) bem interessante, mas confesso que nunca vi uma pessoalmente. Hibridas são bem mais leves de pedalar na rua que uma bicicleta com rodas 26 - mountain bike. Outra opção seria ir até a Decathlon, que tem uns modelos (creio que chama Elop) próprios para ir trabalhar. Há outros modelos importados que merecem uma olhada.
Teste as bicicletas antes de comprar. E se sua opção for a Caloi, troque o avanço de guidão por um mais curto.

Final: Tentei achar, mas não consegui. Há um filme do NY Times que mostra a questão do novo ciclista de NY que vai trabalhar com as "old dutch" (velhas holandesas - nome dado às bicicletas). Achei este aqui - http://www.nytimes.com/2010/09/30/fashion/30BICYCLE.html?_r=1 que toca mais ou menos na mesma questão.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário