quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

tornar-se ciclista profissional

Nome: A C
Idade: 23
Cidade: São Paulo
Mensagem: Quero me transformar em um ciclista profissional. O que devo fazer?
-----------------------------------------------------------------
A
bom dia

Você já tem 23 anos. Para começar nesta idade e ter resultados seria necessário que o seu corpo tenha respostas cárdio – respiratória e muscular muito acima do normal para a idade. Geralmente os profissionais começam cedo, adolescentes ou mais jovens, e tem uma vida muita regrada, dura mesmo. O treinamento é pesado. É muito difícil um corpo de 23 anos adaptar-se ao ciclismo profissional, que é um dos esportes mais duros que existem.
O que você pode fazer para saber como está sua condição física é ir até a Cidade Universitária da USP, no Butantã, sábado pela manha cedo e pedalar junto com os melhores ciclistas que estão treinando lá. Não entre no meio do pelotão sem prática. Pedale atrás o que será um sinal de respeito, algo muito importante dentro do ciclismo. Se conseguir acompanhar sem grande dificuldade um pelotão rápido por uns 30 minutos é provável que tenha boa condição física. Mesmo que sua condição seja muito boa não quer dizer que vá conseguir se profissionalizar, o que só bem poucos conseguem. A diferença entre um ciclista amador e um profissional é muito grande.
O que digo é que tente. Não desista. Mas tenha consciência que é um caminho muito difícil, muito difícil mesmo! Você vai ter que ler bastante, conhecer bons ciclistas para poder aprender com eles, ter boa relação com bicicletarias para entender sobre bicicletas e mecânica. Terá que encontrar um treinador profissional, nutricionista, massagista ou fisioterapeuta, provavelmente um corpo médico especializado em esporte de rendimento para acompanhar a evolução. Tudo isto é possível? Sim, mas seu corpo tem que ter uma resposta muito alta.

Vamos dizer que não tenha condição de se profissionalizar como ciclista. Aproveite esta sua vontade e aprenda com a bicicleta e o ciclismo. Refine sua técnica. Se você for atrás de melhorar sua condição descobrirá que o ciclismo vai lhe dar novos e bons amigos, que sua vida irá melhorar. Ciclismo profissional é maravilhoso, mas não é tudo. Ciclismo amador é divertido e ajuda a gente a crescer na vida. Vale a pena

A Escola de Bicicleta é voltada para iniciantes ou estimular a prática do ciclismo. Não oferecemos treinamento esportivo

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Um comentário:

  1. Eu tenho 18 anos , pratico academia a 2 anos.

    Eu tenho uma força tremenda nas pernas , ja estou acostumado a sentir dor enlouquecedoras nas pernas durante os treinos de musculaçao.

    Eu comprei uma bicicleta so pra andar na cidade mesmo , e percebi que quando eu ando com amigos eu deixo eles muito pra traz , eu tenho muita , mais muita força mesmo pra pedalar , eu consigo fazer um percurso de 10km em 18-20min com uma bicicleta que nem cubos iaguais nao tem kk.

    Eu penso em um dia poder ser um ciclista profissional , eu tenho potencial para isso , so nao sei com aqui em Brasilia...

    ResponderExcluir