domingo, 6 de fevereiro de 2011

pedalar e olhar para trás

Nome: D SUF: SP
Mensagem: Olá

Estou enviando essa mensagem a vocês justamente porque estou lendo o seu site inteiro e algumas dúvidas estão surgindo.

Pedalo em minha cidade faz 1 ano. Antes não pedalava. Agora troquei a bicicleta por uma melhor e pretendo me dedicar mais à prática.
Pedalava na ciclovia no fim de semana e ela enche de gente. Por pouco quase sofri um acidente duas vezes. Depois disso comecei a pedalar no trânsito mesmo, nos finais de semana, em locais mais tranqüilos do que no parque.
Recentemente foi aberta uma ciclofaixa na cidade e agora devo voltar a pedalar nos finais de semana.

Dúvida:
- Vocês dizem que nunca devo olhar para trás no trânsito. Em alguns momentos preciso olhar para trás para mudar de faixa, como quando entro numa avenida pela faixa da esquerda e preciso ir para a direita. Como mudo de faixa sem olhar para trás?

Ainda estou lendo tudo e adorando tudo que estou aprendendo. Obrigado pelas dicas.
Abraços
D
-----------------------------------------------------------------
D
bom dia
Normalmente nas proximidades dos parques ou dentro deles acontecem muitos acidentes, tanto pela falta de experiência dos ciclistas, como por excesso de gente.
Ciclistas com um pouco de leitura e prática devem dar preferência em pedalar por ruas tranqüilas, interno de bairro, como você está fazendo, e assim descobrir a cidade, o que não raro é muito mais divertido e seguro em todos aspectos.

Bom, temos que agradecer sua pergunta porque ela mostra que o texto lido de fato pode levar a um entendimento não devido:

http://www.escoladebicicleta.com.br/notransito.htmlo que nunca se deve fazer
6. não fique olhando para trás, preocupe-se com o que vem pela frente

Vamos fazer a correção.

O correto é não ficar olhando para trás o "tempo todo", o muitos fazem, mas olhar para trás em situações que de fato necessárias, como a que você citou, para cruzar faixas de rolamento. Olhe com tranqüilidade, defina o "vou ou fico" e se decidir que dá para ir olhe para frente. Cada olhadela a mais ou desnecessária que der para trás vai lhe custar quase um segundo de movimento e uns tantos metros percorridos para frente às cegas, o que é perigoso. É comum o pessoal pegar buraco ou obstáculo e cair porque está olhando para trás sem necessidade.
No caso de mudança de faixa recomendo olhar para trás, esperar o tempo correto, sinalizar sua intenção, colocar de volta a mão no guidão, acelerar e cruzar. Quanto menos tempo durar o cruzamento melhor.

Voto agradecer a pergunta.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário