quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

bicicleta para trabalho e distância, que não roadbike

Nome: P A L
Idade: 24

Quero montar uma bicicleta e fui lendo as suas dicas no site, mas fiquei com algumas duvidas....
Duvida 1 - Quero comprar uma bike principalmente para me locomover, ir para praia, o trabalho e etc..., mas ao mesmo tempo dar as pedaladas no fim de semana, uns 40 km. Quero juntar o melhor dos dois mundos, onde possa ter uma bike confortável para pequenas distancias e ao mesmo tempo boa para uma volta maior.Ganhei uma bicicleta de competição antiga, muito boa, mas infelizmente desconfortável para pedalar na cidade e pouca distância. É um equipamento muito especializado, sapatilha, guidão curvo e pneu muito fino para descer e subir calçadas. Fico com medo de estragá-la. Quero uma bicicleta mais confortável e resistente  para pedalar tranqüilo com o meu amadorismo.
Tenho outra bike, uma mountain bike KHS, que foi montada, mas está velha. Quem anda nela é a minha mãe principalmente. Nesse fim de semana  sai com ela e achei bem confortável. Busco uma bike com mais performance.

Duvida 2- Aonde posso comprar barato? Sei que para montar uma bike maneira vou gastar um bom dinheiro (de acordo com o site de 250 a 500 dólares). Qualquer economia é bem vinda. Existe algum site onde posso encomendar peças do exterior baratas?
P
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Paulo Augusto
boa tarde

Obrigado pelo comentário

Uma KHS velha? Clássica? Cromo-molibdênio? Alumínio? As velhinhas costumam ser maravilhosas. Cuide bem dela. Conforme o ano e estado de conservação do quadro e garfo talvez valha a pena só corrigir os desgastes do tempo. Não faça grandes modificações porque não vale a pena.

Qualquer que seja a bicicleta, técnica de pilotagem faz toda diferença no desgaste ou dano que o equipamento eventualmente sofre. Há ciclistas que conseguem destruir bicicletas super resistentes no asfalto e há ciclistas que levam uma estradeira em estrada de terra sem causar um dano. Pela forma que escreve acredito que falte a você um pouco de técnica, o que é fácil aprender. Ciclismo é a arte da suavidade. Os que se preocupam com o equipamento aprendem pequenas técnicas que fazem muita diferença para o equipamento, o rodar e a própria segurança.  Aprender a movimentar o corpo de forma a aliviar o peso em cada roda da bicicleta é relativamente fácil, basta sair do selim, apoiar-se nos pedais e transferir o peso do corpo para frente ou para trás. Se tem que descer a roda dianteira da guia jogue o corpo para trás de forma a tirar o peso da roda da frente. Para descer a roda traseira jogue o corpo para frente, apoiando o seu peso no guidão. Como o tempo irá perceber que o ato de jogar o corpo faz com que a aterrissagem da roda fica mais suave. Quando se refina o movimento a bicicleta acaba passando por obstáculos sem tranco ou barulho, como se estivesse deslizando em um piso de mármore. Enfim, o segredo é usar a flexibilidade e movimento de seu corpo. Ficar grudado no selim maltrata a bicicleta.

Quando se é um dos responsáveis por um site relativamente grande, como o Escola de Bicicleta, fica difícil lembrar com exatidão algumas informações. Onde você tirou os valores US$ 250,00 e US$ 500,00? Creio que dos preços do mercado internacional. O Brasil está passando um momento onde o dólar e inflação estão muito altos, o que faz com que este valores fiquem um pouco fora da realidade (momentânea). E há uma outra questão: os impostos sobre o mercado de bicicletas estão muito altos. Uma bicicleta de US$ 500,00 (preço para o público) nos Estados Unidos aqui não sai por menos de R$ 1.500,00, ou seja 3 vezes o preço lá.

O que posso dizer é que não dá para montar uma bicicleta legal, como você quer, com US$ 500,00 ou uns R$ 850,00. Não recomendo porque a bicicletaria teria que ser muito séria para não empurrar peça de baixa qualidade para baixar o preço. Se você conseguir chegar na faixa dos R$ 1.000,00, ou um pouquinho mais, vai encontrar alguns modelos de fábrica com ótimo custo benefício, nacionais e importadas, com a vantagem que pode o preço pode ser dividido e tem a garantia de fábrica. Só vá para a montada caso precise de um modelo ou tamanho muito específico.

Eu não perguntei o básico do básico: qual é sua altura? Este é o primeiro passo na escolha da bicicleta. Compre uma bicicleta correta para seu tamanho e provavelmente sentirá conforto ao pedalar.

Ainda sobre a KHS: bons pneus e rodas muda completamente a performance da bicicleta

Leve em consideração as híbridas com rodas 700. São ao mesmo tempo bom transporte e rápidas, boas para distâncias

Teste vários modelos antes de comprar. Economia é bem vinda, mas o barato costuma sair caro. Pense em qualidade e depois no preço. Funciona melhor

A questão da compra do exterior, que é possível, esbarra no limite de cada compra, US$ 50,00 por mês, e na questão do tempo de chegada de cada lote. Você vai demorar muito para comprar tudo e ainda correr o risco de não chegar. Tem gente que faz. Pessoalmente não é minha opção.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

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