segunda-feira, 15 de novembro de 2010

trocar corrente e cassete juntos?

Nome: R
Idade: 29
Mensagem:
Devo ter rodado uns 2.500 km e nunca troquei a corrente, que está um pouco enferrujada. O mecânico disse que para trocar a corrente é necessário trocar o cassete também, se não a corrente ia ficar pulando. É necessário mesmo? Vou viajar
-----------------------------------------------------------------
R
bom dia

Se com esta pouca quilometragem a relação já foi para o espaço é por que era de péssima qualidade, mesmo você tendo sido descuidado no lubrificar sua corrente.
A durabilidade de uma corrente depende da qualidade técnica e força do ciclista (além da lubrificação correta - http://www.escoladebicicleta.com.br/mecanicapratica6.html#co ). Um ciclista suave com a bicicleta e sua própria musculatura vai fazer a corrente durar muito.

Troque primeiro a corrente. Mesmo que esteja pulando um pouco em alguma marcha, o que geralmente acontece nas engrenagens menores, pedale durante uns dias com a corrente nova e veja se ela "casa" com a relação, o que é muito comum acontecer. Só se não casar depois de uns bons dias é que será necessário trocar a relação. "Casou" pode viajar tranqüilo. Aliás, você irá viajar tranqüilo. Rode bem com a bicicleta antes de sair para a viagem
Muitos mecânicos seguem o estrito da recomendação dos fabricantes, que é trocar corrente junto com o sistema. É bom para o bolso deles, mas péssimo para o nosso e pior ainda para o meio ambiente. Meu posicionamento político é usar até o final da vida útil e só quando realmente for necessário descartar.

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário