quinta-feira, 18 de novembro de 2010

quantos ciclistas e cicloturistas no Brasil

Nome: P
Idade: 24
Mensagem: Os Srs. teriam alguma estimativa do número de ciclistas e/ou cicloturistas no Brasil?
Obrigada.
-----------------------------------------------------------------
P., boa tarde

Tristemente o IBGE mais uma vez não contou o número de bicicletas existentes no país, o que é uma infeliz prova do posicionamento político desde governo federal, que tem na criação seu centro de universo o sindicalismo automobilístico. O jeito é seguir com as estimativas, o que é realmente uma pena num país onde se sabe que bicicleta ainda deve ser o veículo mais usado pela população de baixa renda e que nesta faixa social tem uma importância crucial. Este pessoal que se despede e se diz socialista deveria conhecer o ditado tão ligado à bicicleta: "Ao socialismo se vai de bicicleta". Mas vamos lá ao que você pede:

Estimam que há no Brasil algo em torno de 60 milhões de bicicletas e 45 milhões de usuários/dia. Estes números foram montados cruzando números de vendas de bicicletas, durabilidade da bicicleta, e número de troca de peças, como coroas e pneus. Acredita-se que não esteja longe da realidade, mas com números do IBGE teríamos número preciso e tão necessário.

Quanto a cicloturistas é mais difícil dizer. Pode-se dizer que haja dois tipos de cicloturistas: o sofisticado, aquele que vai para uma viagem mais longa, de vários dias de duração, que é realizada com uma bicicleta mais sofisticada, bagageiro, alforjes e todas outras tralhas; e o ciclista de poucas posses que sai para uma aventura de fim de semana, o que é bem comum, e que forma o grupo maior de cicloturistas. Aliás, provavelmente muitos deles sequer sabem o que significa a palavra cicloturista. Enfim, seria preciso antes definir como é entendida a palavra cicloturista parta ver o seu alcance. Uma coisa assino em baixo: há um potencial muito grande no Brasil porque a semente já germinou.
Estou pensando aqui um fator possível para fazer o calculo e imagino que esteja lá pelo 1:10.000 os que fizeram algum tipo de cicloturismo, mas qual o fator para calcular isto em base a um ano não consigo nem imaginar

Arturo Alcorta
Escola de Bicicleta
www.escoladebicicleta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário